O Comitê de Educação do PCdoB de São Paulo lançou o “Manifesto em Defesa da Educação Brasileira e Paulista” através do qual conclama profissionais da educação e todo o povo a garantir a vitória de Lula Presidente 1️3 e Haddad Governador 13 no dia 30 de outubro.

Nele, denunciam “os enormes erros e crimes cometidos pelo governo de Bolsonaro e as mazelas da gestão Doria-Rodrigo em São Paulo, reafirmando a disposição de luta dos (as) educadores (as) comunistas na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para o nosso povo.”

Leia a íntegra.

Em Defesa da Educação Brasileira e Paulista

Sob o desastroso regime implementado por Bolsonaro, o Brasil e a educação sofreram enormes retrocessos. Conforme evidenciado no desmonte do Ministério da Educação com seus cinco desastrosos ministros, nos escândalos de corrupção, cortes drásticos nas verbas destinadas às universidades federais, nos repasses aos estados e municípios para uma série de programas voltados ao atendimento à educação básica, o Brasil deu um enorme salto para trás nos últimos quatro anos. Além dos danos estruturais aos serviços de educação do Estado Nacional e dos entes federativos, Bolsonaro e seu governo atacaram de modo covarde, vil e criminoso os (as) profissionais da educação, movendo uma guerra ideológica baseada em mentiras absolutas, visando, enfraquecer o papel da educação pública e preparando o terreno para intensificar as privatizações a serviço do grande capital privado que nos últimos anos invadiu diversos setores do ensino brasileiro. Promoveu ainda a implantação de uma aberração pedagógica a serviço da sua guerra ideológica, as chamadas “escolas cívico-militares”, para adestrar estudantes no pior espírito do militarismo tacanho, avesso ao pensamento crítico e humanístico.

Em São Paulo, os ataques aos profissionais da educação também foram muito intensos durante o governo Dória-Garcia, com a retirada de direitos e conquistas históricas do magistério, em especial a malfadada reforma da previdência, o cruel confisco dos aposentados e pensionistas, remuneração por subsídio, aumento da precarização das condições de trabalho, e de contratações temporárias, em razão da não realização de concurso público. Não à toa, o atual governador Rodrigo Garcia anunciou seu apoio irrestrito ao projeto reacionário de Bolsonaro e Tarcísio, mal os votos do primeiro turno haviam sido computados. Uma eventual vitória do candidato bolsonarista em São Paulo, não temos dúvida, trará um brutal aprofundamento do desmonte do ensino paulista, seu sucateamento, privatizações e ataques aos profissionais da educação.

Diante de tudo isto, nós, que lutamos diariamente em defesa do ensino público, gratuito, laico e de qualidade, que trabalhamos incessantemente em defesa da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do ensino nas redes públicas e privadas, que nos opomos com firmeza ao processo de ideologização da educação e cultura movida por Bolsonaro e seus seguidores, pedimos a cada profissional da educação, a seus familiares e amigos (as), e ao povo paulista e paulistano, que no dia 30 de Outubro o voto seja dado de modo consciente para libertar o Brasil e São Paulo do profundo retrocesso econômico, social, político e educacional que vivenciamos nos últimos anos. Por isso nós votamos e pedimos seu voto para Lula 13 Presidente e Fernando Haddad 13 Governador de São Paulo.

A verdade vencerá a mentira! A educação vencerá o atraso!

COMITÊ DE EDUCAÇÃO DO PCdoB de São Paulo

O Manifesto pode ser lido e assinado através desde link: https://m.pcdobsp.org.br/manifesto-em-defesa-da-educacao-brasileira-e-paulista