A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (3), projeto que proíbe a autorização e o reconhecimento de cursos à distância de graduação da área da saúde. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) é uma das autoras da proposta.

A parlamentar destacou a importância do projeto para a saúde da população, para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o país. “O ensino à distância em saúde não é uma forma apropriada de se garantir uma formação profissional humanizada, atenta e cuidadosa, pois é necessário um suporte prático e técnico da mais alta intensidade na carga horária”, disse.

Alice Portugal acrescentou que “há um consenso entre as entidades representativas das profissões de saúde de que a graduação na modalidade EaD para esses cursos pode impactar em uma formação inadequada, sem a integração necessária que o acadêmico precisa ter. Seguiremos em luta pela aprovação da proposta no Congresso e que ela se torne lei o mais rápido possível”.

Agora, o projeto vai para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovado, segue para o Senado Federal.

Por Ascom deputada Alice Portugal
(PL)