Alice Portugal (PCdoB-BA) pediu a demissão de Weintraub

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara aprovou na manhã desta terça-feira (17) um documento de desagravo à Universidade de Brasília (UNB) e com fortes críticas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. A nota recebeu 17 votos favoráveis e 12 contrários e remete a acusação sem provas de que há “plantações extensivas de maconha” em universidades federais.

Convocado pela Comissão de Educação para explicar a declaração, ele refez a denúncia na última quarta-feira (11), apontando a UNB diretamente, mais uma vez sem provas. Na ocasião, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) fez uma dura crítica ao ministro e pediu que fosse demitido.

“V. Excelência comete um delito, quero cravar este termo, delito. V. Excelência  delinque quando assaca contra a natureza das universidades públicas brasileiras e de seus dirigentes”, afirmou. “Comete delitos administrativos, pois se não aponta os responsáveis, comete crime de prevaricação, porque não denuncia oficialmente aqueles que deram conta àquilo que denunciou. E não denuncia por quê? Porque seria enquadrado em denunciação caluniosa. Fica manifesto seu interesse em desconstruir a imagem das universidades federais brasileiras. O senhor precisa ser demitido”, completou.

Assista a participação de Alice na Comissão de Educação.

A nota aprovada nesta terça-feira classifica como “desarrazoada” a postura de Weintraub à frente do Ministério da Educação. Suas declarações, “dignas do mais absoluto repúdio”.

De acordo com o texto, é “prática reincidente” do ministro “colocar as universidades, os estudantes, os professores e a educação pública como inimigos, destilando contra os mesmos inomináveis ataques e mensagens persecutórias”.

“Sendo assim inadmissível que um Ministro de Estado faça uso de tão relevante cargo para propalar informações inverídicas, com o fiel objetivo de violar o princípio constitucional da autonomia universitária, além dos princípios da impessoalidade e da legalidade na administração pública”, diz outro trecho.