Uma plenária virtual com mais de 450 dirigentes e militantes comunistas deu a largada para a 1ª Conferência Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo – Por um Projeto Nacional de Desenvolvimento, Antirracista e Democrático. Realizada na noite desta quarta-feira (14), a atividade contou com a participação da presidenta nacional do Partido, Luciana Santos, e do ex-presidente Renato Rabelo.

Em sua saudação, Luciana destacou a qualidade do Caderno de Teses, que será o documento-base para todas as etapas da Conferência. “É um documento que ficou acima da média, muito denso, muito rico. Vai elevar nosso grau de compreensão e aprofundar os desafios teóricos dessa luta estratégica para o povo brasileiro”, afirmou a dirigente, que também é ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula.

As teses foram apresentadas pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA), secretária nacional de Combate ao Racismo do Partido. Segundo o documento, é fundamental aproveitar o novo contexto político aberto com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022.

Além da “ascensão da luta democrática no Brasil”, o resultado da disputa eleitoral representa, conforme o texto, “um grande avanço para a democracia”. É também o marco inaugural de “um processo de reconstrução do país e de retomada da agenda de direitos socioeconômicos”.

“É neste novo contexto que o PCdoB pauta a Conferência Nacional de Combate ao Racismo, a partir de uma visão estratégica de elevar ainda mais o antirracismo como parte constituinte e destacada de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, aponta o Caderno de Teses.

Olívia parabenizou os presentes pela “bela mobilização” à plenária. A dirigente o orientou os comitês municipais e estaduais do PCdoB a organizarem plenárias presenciais. “É muito importante olhar no olho da militância”, ressaltou. A etapa final da 1ª Conferência Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo está prevista para os dias 4, 5 e 12 de agosto, em Salvador (BA).