Cuba criou e produz três imunizantes próprios – Soberana 02, Soberana Plus e a Abddala

Quando se trata de cobertura vacinal completa contra a Covid, Cuba encabeça atualmente os países em desenvolvimento, apontou o Our World in Data, site especializado em expor pesquisas e dados analíticos sobre mudanças nas condições de qualidade de vida ao redor do mundo.

Conforme a publicação digital, munida de seus três imunizantes próprios – a Soberana 02, Soberana Plus e a Abddala -, a Ilha caribenha ocupa o primeiro lugar mundial no processo de imunização.

Na avaliação do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, isso é resultado “da eficácia das vacinas cubanas e da imunização da população, mesmo em condições de presença da variante Ômicron”.

Apesar dos números vitoriosos obtidos contra a pandemia, Díaz-Canel insistiu na necessidade da população estar alerta para o risco da chegada tardia ao sistema de cuidados hospitalares de idosos contaminados pelo coronavírus, com complicações. Canel enfatizou que é preciso “continuar a acompanhar os bons resultados com as medidas, para evitar que pessoas com vulnerabilidades cheguem ao estágio grave ou crítico”.

Durante a última reunião governamental, o presidente reiterou a importância de todos se manterem vigilantes na prevenção e controle da pandemia, que na maioria dos países, com a Ômicron, ultrapassou os anteriores, pela grande capacidade de propagação. “Em Cuba, no entanto, ficou muito aquém do que tínhamos anteriormente. Esta é mais uma demonstração da eficácia da estratégia do país para desenvolver nossas vacinas e imunizar a população”, concluiu.