A confiança dos brasileiros na saúde pública cresceu durante a pandemia de Covid-19. Para 61%, o SUS (Sistema Único de Saúde) tem mais competência para lidar com os problemas da pandemia do que a rede privada. É o que aponta pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira (9).

O levantamento também perguntou em qual instituição o brasileiro aprendeu a confiar mais durante a pandemia. O SUS foi a resposta de 35% dos entrevistados. Outros 24% acreditam na prefeitura de sua cidade e 23%, nos governadores. Além disso, 12% citaram o Congresso Nacional e 3% mencionaram o STF. O governo federal foi lembrado por apenas 2%, e os militares, por 1%.

A Exame/Ideia aproveitou a votação do Projeto de Lei 948/2021 – que autoriza a compra de vacina pela iniciativa privada – para perguntar aos entrevistados se eles concordam com a medida. Para 23%, as empresas podem contribuir com a pandemia se comprarem vacinas para imunizar seus familiares e funcionários. Outros 40% consideram que os empresários devem doar equipamentos e insumos para os hospitais.

Com informações do Brasil de Fato