Putin anuncia que o gasoduto Nord Stream 2 está operacional e que cabe aos europeus fazer fluir o gás

A Rússia e seus parceiros cumpriram sua tarefa de criar o Nord Stream 2, agora cabe aos europeus decidir sobre o início de sua operação, disse o presidente Vladimir Putin em uma reunião na estação de aquecimento outono-inverno na quarta-feira (29), registrou a agência de notícias TASS.

“Estas são as questões que os nossos parceiros na Europa devem resolver. Agora é a vez deles. Nós e os nossos parceiros, aliás, empresas europeias, concluímos a tarefa de criar esta rota adicional. Nord Stream 2 está pronto para ir,” disse o presidente.

Putin ressaltou que “assim que eles (parceiros europeus) tomarem uma decisão sobre o início de sua operação, grandes volumes adicionais de gás russo fluirão imediatamente para a Europa”. A capacidade adicional do novo gasoduto é de 55 bilhões de metros cúbicos por ano.

A declaração foi feita após o executivo-chefe da Gazprom, Alexey Miller, relatar que a segunda linha do gasoduto havia sido preenchida com gás técnico.

O presidente russo parabenizou “a Gazprom e seus parceiros do projeto Nord Stream 2” pela conclusão do trabalho de criação deste grande gasoduto adicional e pelo fato “de estar pronto para operação”.

Putin expressou confiança de que o funcionamento do gasoduto Nord Stream 2 levará a uma redução nos preços do gás na Europa, inclusive para a Ucrânia. “Isso sem dúvida afetará o preço no mercado, no local. Todos os países e consumidores desses países que consomem gás russo sentirão isso imediatamente. Isso também se aplica aos participantes econômicos e às famílias”.

O presidente russo assinalou que “mesmo para a Ucrânia, isso (o lançamento do Nord Stream 2) levará a uma redução de preço”, “porque eles levam uma quantidade significativa de gás russo ao preço de mercado europeu”. Preço que agora é bastante alto, atingindo “mil e mais dólares por mil metros cúbicos”.

“Claro, isso também afetará o preço para um país como a Ucrânia, que por razões políticas, infelizmente, se recusa a tomar diretamente o gás russo e é forçado a tomá-lo a preços tão altos”, concluiu.