A tradicional participação do PCdoB na Lavagem do Bonfim –  uma das principais festas populares de Salvador – neste ano contou com um diferencial: bloco unificado dos partidos de esquerda e dos movimentos sociais.

Segundo o PCdoB-BA, a unidade foi construída em torno da defesa da democracia, contra o estado de exceção, em resposta à ação judicial que pretende excluir Lula das eleições de 2018, em julgamento marcado para o dia 24 de janeiro, em Porto Alegre. Outras bandeiras que também unificam os movimentos sociais são as denúncias contra as reformas de Temer e o governo elitista e autoritário de ACM Neto (DEM).

Desde às 7h30 da manhã a militância comunista se reuniu em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, de onde começou a caminhada rumo à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Na linha de frente participaram os deputados federais baianos, Alice Portugal, Daniel Almeida e Davidson Magalhães, além deles participaram lideranças sociais e políticas, militantes e dirigentes locais.

“Pedi ao senhor do Bonfim saúde e coragem para resgatar a democracia brasileira e lutar pelos direitos do povo. Aqui na terra, onde o Brasil começou, estamos iniciando 2018 gritando ‘Fora Temer!’, dizendo não à reforma da Previdência Social e nós preparando para lutar por um julgamento justo ao ex-presidente Lula, com base nos autos da ação. Queremos que a democracia permaneça e todos tenham direito se candidatar às eleições de 2018”, falou Alice Portugal em vídeo pelas redes sociais, direto da festa baiana.

Durante a festa, o PCdoB, aliado histórico dos movimentos populares pregou a unidade das forças progressistas da sociedade, de modo a barrar o avanço da onda conservadora no Brasil.  As eleições, em outubro deste ano, serão um momento decisivo para derrotar o projeto neoliberal e antipopular em curso, e construir um novo caminho de desenvolvimento democrático e inclusivo para o país.

Com informações do PCdoB-BA