Com 98% das urnas apuradas, as eleições presidenciais na Colômbia, realizadas neste domingo (29), serão definidas em segundo turno, no dia 19 de junho, entre o candidato de esquerda, Gustavo Petro (Coalizão Pacto Histórico), que obteve, até o momento, 40,31%, e o empresário de direita, Rodolfo Hernandez (Liga de Governantes Anticorrupção), que angariou 28,71%.

O segundo colocado surpreendeu ao ultrapassar o também direitista Federido “Fico” Gutierrez, que era apontado como provável segundo colocado na disputa. No entanto, Gutierrez, candidato apoiado pelo atual presidente Ivan Duque teve, até agora, 23,98%.

Por meses, Hernandez, conhecido como “Trump da Colômbia”, apareceu nas pesquisas na sexta colocação, mas cresceu nas últimas semanas até chegar, agora, ao segundo turno.

Logo após o resultado, Petro agradeceu, pelas redes sociais, os votos que recebeu. “Obrigado Colômbia. Junt@s vamos para o sonho de um país pacífico, belo, justo e cheio de trabalho, oportunidades e prosperidade para todos e todas”.

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências