O colégio eleitoral confirmou a vitória da chapa de Joe Biden e Kamala Harris nas eleições para a presidência dos Estados Unidos. Ao longo desta segunda-feira (14), delegados se reuniram nas 50 capitais estaduais e em Washington D.C para dar seus votos. No início da noite, a CNN Internacional contabilizava 302 votos para Biden e 232 para Donald Trump.

Historicamente, os delegados confirmam a vitória do escolhido pelo voto popular. O processo, em geral, é tratado como mera formalidade. Este ano, no entanto, as alegações falsas de Trump de que houve fraude eleitoral atraíram a atenção para os votos dos delegados.

Trump viu fracassarem todas as suas tentativas de questionar judicialmente a eleição a nível estadual e, neste sábado (12), a Suprema Corte dos EUA rejeitou pedido do Texas e outros estados liderados por republicanos para reverter o resultado. Os juízes entenderam que os demandantes não conseguiram comprovar legitimidade para questionar o processo eleitoral em outros estados.

Com a confirmação de Biden no colégio eleitoral, já não restam opções a Donald Trump. Apesar disso, ele continua inflamando sua base pelo Twitter afirmando que houve fraude.