O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu, nesta quinta-feira (26), uma consulta pública sobre a proposta do Senado que pode garantir a votação do Projeto de Lei 2.564/2020 que estipula pisos salariais no valor de R$ 4.700,00 para enfermeiros, R$ 2.613 para técnicos e de R$ 2.300 para auxiliares e parteiras.

Segundo a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-SP), “o piso não é o que a Enfermagem deseja e, principalmente, merece! Mas, é o que está na mesa para negociar e a proposta terá de ser discutida com a categoria”.

A deputada Rejane falou também que a categoria luta há anos por um piso e uma jornada de trabalho adequadas para a enfermagem e que o valor proposto no PL original, R$ 7.000,00 para enfermeiro e 70% e 30% para os auxiliares e 70% para os técnicos, já era considerado aquém para o trabalho que a enfermagem desenvolve.

“A proposta apresentada pelo Senado, traz um valor muito inferior ao que a classe gostaria sem contar que não ouve nenhum avanço na questão da jornada, que é uma luta histórica da classe da enfermagem”, enfatizou a parlamentar.

A criação do piso salarial nacional é uma demanda histórica da Enfermagem e a efetiva aprovação exige pactuação ampla de consensos.

Ao longo dos últimos anos, foram propostos diversos Projetos de Lei sobre o piso (PL 459/2015, 2982/2019, 1876/2019, 1268/2019, 10553/2018, 9961/2018, 1823/2015, 1477/2015, 729/2015, 597/2015, PL 2297/2020), sem que cheguem à votação.

“Uma coisa é certa: sem a jornada de 30 horas no PL, não tem conversa! Essa nossa luta é histórica e não será jogada mais uma vez para escanteio!”, finalizou a deputada.

Assista na íntegra:

Para participar da consulta pública sobre os valores apresentados pelos Senadores para o piso salarial nacional, acesse http://consultapublica.cofen.gov.br/26/proposicao, vote “Sim” ou “Não” e ajude a garantir que o PL 2.564/2020 seja votado.

Com informações de agências