Conferência de Fortaleza homenageou Marise Lira Bezerra
No último sábado (28), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Fortaleza realizou sua 21ª Conferência Municipal, um evento marcante que reuniu cerca de 300 filiados de mais de 37 bases partidárias. O encontro teve um significado especial, pois homenageou a saudosa militante comunista Marise Lira Bezerra, ex-dirigente, sindicalista e educadora popular, que faleceu há dois anos. A conferência aconteceu na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde/CE).
A eleição da nova direção do partido foi destaque do evento, com a recondução da engenharia civil e do servidor público municipal, Ana Lúcia Viana, ao cargo de presidente. A escolha da liderança partidária contou com a participação de 86 delegados eleitos pelos filiados, além de 68 militantes credenciados.
A nova diretoria, composta por 37 membros, assume a responsabilidade de liderar o PCdoB de Fortaleza nos próximos anos, enquanto 42 delegados foram eleitos para representar o partido no Congresso estadual, acompanhados por 16 suplentes.
Além das questões eleitorais, o evento também proporcionou momentos de confraternização e solidariedade. Uma feijoada de almoço e a venda de produtos da lojinha do partido foram organizadas para angariar recursos e apoiar as atividades partidárias.
Destaca-se também o ato de solidariedade à Palestina que ocorreu durante uma conferência. Foi aprovado por unanimidade uma moção declarando o “apoio irrestrito à autodeterminação dos povos como princípio para a Paz e o Socialismo”. O documento, lido pelo professor Evaldo Lima, enfatizou a importância do apoio à luta do povo palestino contra a ocupação israelense e a busca por um Estado Nacional Independente.
“A violência opressiva do Estado de Israel gera a resistência revolucionária do povo palestino. Cabe aos comunistas o apoio e a solidariedade ao povo palestino que luta para acabar com a ocupação israelense e construir um Estado Nacional Independente. Urge cessar fogo na Faixa de Gaza! PALESTINA RESISTE!”, diz trecho final do documento.
__
com informações do PCdoB de Fortaleza