Mais de 60 municípios foram afetados pela falta de energia

A crise energética que o governo Bolsonaro permitiu que acontecesse trouxe de volta a ameaça de apagão para nosso país. Na noite deste sábado (18), cidades dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais registraram falta de energia.

Segundo relatos de moradores nas redes sociais, a falta de energia teve início por volta das 21h30 e permaneceram no escuro por mais de uma hora.

Uma falha na rede de distribuição de Furnas foi apontada como a causa da interrupção de energia nas cidades da Região dos Lagos e da Região Serrana, no Rio de Janeiro. Em algumas regiões moradores chegaram a ficar uma hora e meia sem energia. As cidades atingidas foram: Macaé, Vassouras, Cantagalo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarena, Rio das Ostras e Teresópolis.

Em Minas, as cidades mais afetadas foram as atendidas pela Energisa Minas. A concessão atende a 66 municípios no Estado, dos quais 60 conviveram com o apagão na noite de sábado. Já a Cemig registrou apenas dois municípios sem o fornecimento de energia.

Houve relatos da falta de energia em cidades como Cataguases, Muriaé, Além Paraíba, Leopoldina, Ubá, São João Nepomuceno, Rio Pomba e Visconde do Rio Branco, além de municípios vizinhos e da região.

“A Enel Distribuição Rio informa que uma perturbação na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia em parte da Região dos Lagos, Macaé, Cantagalo e Teresópolis nesta noite. O fornecimento foi normalizado para todos os clientes às 22h32”, disse a concessionária por meio de uma nota.

Por meio de nota, a Energisa informou que “uma ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as Supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões de Minas e Nova Friburgo”, o que causou a interrupção. “A situação que impactou Nova Friburgo e 60 municípios da concessão de Minas Gerais teve início às 21h21min e a Energisa atuou de imediato para minimizar o problema aos seus clientes, conseguindo restabelecer o sistema de forma gradativa. A situação foi normalizada para 100% dos municípios impactados às 22h. A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com as Supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência”, declarou por comunicado.

__