Cida Pedrosa. Foto: Arquivo Cida Pedrosa

Cida Pedrosa (Maria Aparecida Pedrosa Bezerra) é poeta e vereadora reeleita do Recife, capital de Pernambuco, para o seu segundo mandato. Militante comunista há mais de 20 anos, Cida se define como mulher feminista, literata e ambientalista.

Nasceu em 1963 em Bodocó, sertão do Araripe pernambucano. Tem 11 livros de poemas publicados. O mais recente, “Araras Vermelhas” (2022), foi premiado na categoria poesia pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). Em 2020, venceu o Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação em literatura do Brasil, nas categorias Poesia e Livro do Ano com a obra “Solo para Vialejo” (2019).

Na sua trajetória política assumiu a Secretaria de Meio Ambiente do Recife, em 2013, e a Secretaria da Mulher, em 2017. Em 2020, foi eleita para o seu primeiro mandato de vereadora, onde presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e esteve como vice-presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte. Ainda ocupa a presidência da Frente Parlamentar Recife Pelo Clima, voltada para a questão da emergência climática, e esteve no comando da Frente Parlamentar pelo Centro do Recife, com foco em soluções para o centro e o seu patrimônio histórico.