A vereadora e presidenta da Frente Parlamentar pelo Centro do Recife, Cida Pedrosa (PCdoB-PE), integrante do Comitê Central do PCdoB, afirmou que a revitalização do centro da capital pernambucana exige uma agenda de prioridades com a participação ampla da sociedade. “A melhor forma de trabalharmos essa temática é ouvindo”, afirmou na sexta-feira (12) em audiência pública virtual que encerrou o primeiro ciclo de debates sobre o tema.

De acordo com a vereadora, a Frente “tem nos permitido debates profundos sobre uma área estratégica de nossa cidade, de imenso potencial econômico e social e, ao mesmo tempo, com tantos desafios”.

A parlamentar defendeu a gestão compartilhada da região. “Não podemos pensar que o Poder Executivo é capaz de dar conta sozinho dessa empreitada, por isso assumimos o papel de liderar o processo. Falo pela Frente Parlamentar, dialogando com diversos atores que têm o Centro como o seu lugar de negócios, moradia, lazer, estudo e em especial, de referência simbólica e afetiva. Como costumamos dizer no Recife, todas as pessoas moram em dois bairros: nos bairros que residem e moram no coração do Centro da nossa cidade”, argumentou Cida.

Durante a audiência, ela informou que as áreas centrais do Recife, que antes da pandemia enfrentavam um processo de esvaziamento, vivem atualmente um processo crítico de degradação. Entre as providências destacadas pela vereadora para a reabilitação do centro está a proposta de remanejar R$ 5 milhões do recapeamento de ruas para a elaboração de projetos de melhorias para a região. Segundo a parlamentar, a diminuição da velocidade permitida na área também está entre as propostas.

Cida sugeriu ainda a digitalização dos projetos de urbanização do Recife. O objetivo é preservar as informações arquitetônicas e intervenções feitas até os dias atuais. “É a história do Bairro do Recife que pode servir de espelho para outros bairros”, afirmou.

Na opinião da vereadora, a Frente Parlamentar tem missão “instigante e desafiadora”. “Há uma demanda reprimida de falas, de espaço de decisão e de construção de uma força-tarefa para este fim”. A Frente encerra os trabalhos no dia 6 de dezembro, mas os debates prosseguem em 2022, afirmou Cida.

“Vai ser um ano de muita luta, tanto para trazer à tribuna novas discussões acerca de temas também importantes como a questão do meio ambiente e das mudanças climáticas, da manutenção dos espaços públicos, dos serviços urbanos, da acessibilidade, como também para formulações legislativas para o Centro”, acrescentou.

A Frente Parlamentar encaminhou, através do mandato de Cida, 18 emendas vinculadas ao Centro do Recife, com base nos debates das reuniões anteriores, aos projetos de lei da Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA). “Uma das grandes mudanças advindas com o colegiado foi enxergar o centro como uma área que vai além do Bairro do Recife. As emendas propõem ações para os diversos bairros como Boa Vista, São José e Santo Antônio”, complementou a vereadora.

As audiências conduzidas pela Frente Parlamentar Pelo Centro do Recife se iniciaram em agosto deste ano recebendo empresários, lojistas, moradores, especialistas, poder público e movimentos sociais. Cida Pedrosa foi a autora do Projeto de Resolução de nº 17/2021, que instituiu, no âmbito da Câmara Municipal da capital pernambucana, a Frente Parlamentar. O Projeto foi aprovado em junho por unanimidade.

Por Railídia Carvalho