Vereadora Cida Pedrosa (PCdoB-PE)

Em seu primeiro discurso como vereadora do Recife, Cida Pedrosa (PCdoB-PE), mostrou quais serão as pautas prioritárias do seu mandato, ao se manifestar durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência, nesta segunda-feira (8).

Em seu pronunciamento, a parlamentar também fez questão de enaltecer a importância de ter sido eleita como uma das primeiras artistas a ocupar uma cadeira na Casa de José Mariano e lembrou que o PCdoB elegeu há mais de 70 anos a primeira mulher vereadora do Recife, a operária Julia Santiago. Ela também citou sua identificação com a ex-vereadora que, assim como ela, “era militante das causas sociais, defensora dos direitos das mulheres e, porque não dizer, uma artista, em sua condição de brincante das folias carnavalescas”.”

A parlamentar enfatizou que seu partido, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), chegava ao centenário e que muitos artistas ocuparam postos na política durante o seu século de existência. Cida Pedrosa também fez o anúncio de que seria a líder do partido na Casa.

“O PCdoB cuja história se confunde com a construção do projeto de modernidade para o Brasil e que sempre emprestou à luta seus melhores quadros para empunhar as bandeiras da liberdade, da democracia e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores. Por isso, além de ter sido eleita, sinto-me honrada também por ser a líder da bancada do PCdoB na Câmara”.

A vereadora fez ainda uma análise política nacional e disse que o Brasil possui uma crise política e tem colocado em risco a sobrevivência do estado democrático de direito, com as ameaças constantes sofridas por suas instituições reguladoras.

“Nossa economia está gravemente enferma, com o país num processo de desindustrialização agravado pelo fechamento de fábricas há muito tempo instaladas em solo nacional. Esse processo aumentou o drama do desemprego, hoje num patamar assustador, com a taxa chegando a 14,4%, maior índice desde 2012. São quase 14 milhões de desempregados, e podemos afirmar, sem medo de errar, que as mais prejudicadas são as mulheres, já que os setores de alimentação e de serviços, onde elas são maioria, foram os mais fortemente afetados pela pandemia”.

A outra crise, de acordo com a vereadora, é a sanitária, já que vem atingindo diretamente toda a sociedade. “As duras perdas impostas pela covid-19 nos alertaram para a gravidade da crise e para a necessidade de lutar, não somente pela preservação, mas para aumentar os investimentos no nosso Sistema Único de Saúde, sem o qual o sofrimento das populações mais carentes teria sido insuportável. É nossa obrigação lutar contra o obscurantismo, o negacionismo, que povoa hoje o Planalto Central e fere de morte a ciência, as universidades, a construção das ideias em território nacional”.

Ao final, Cida Pedrosa disse que é a segunda mulher comunista a ocupar uma cadeira na Casa legislativa e reforçou suas lutas pela construção de uma cidade mais justa e ambientalmente sustentável, por justiça social, combate ao racismo e todo tipo de preconceito, igualdade entre homens e mulheres , respeito à comunidade LGBTQIA+ e mais valorização para os artistas.

__

Com informações da Câmara Municipal do Recife