Coube à atleta de basquete, Zhang Xuemei, portar a bandeira chinesa na cerimônia de abertura em Tóquio

A China venceu as Paralimpíadas de Tóquio 2020, encerrando o torneio pela quinta vez consecutiva no topo. Os atletas chineses que competiram em 20 dos 22 esportes (cada um deles com diversas modalidades chegando a 540 disputas com direito a medalhas), estabeleceram 29 recordes.

No domingo (5), último dia da competição, a delegação chinesa ganhou mais quatro medalhas: três de ouro e uma de prata, elevando seu total a 207 (96 ouro, 60 prata e 51 bronze). Em segundo lugar chegou a Inglaterra com 124 medalhas (41 de ouro, 38 de prata e 45 de bronze), enquanto os Estados Unidos acabaram em terceiro com 104 (37 ouro, 36 prata e 31 bronze), seguido de perto pela Rússia, com 118 medalhas, 36 de ouro, 33 prata e 49 bronze.

O Brasil também foi bem representado pelos seus atletas paralímpicos, ocupando a 7ª posição com 72 medalhas, 22 de ouro, 20 prata e 30 bronze.

Num exemplo de superação, o maratonista Li Chaoyan estabeleceu um novo recorde paralímpico de 2:25:50 na categoria T46*. No mesmo dia, Cheng Hefang conquistou o ouro no badmington para mulheres, categoria SL4, ao vencer Leani Ratri Oktila da Indonésia, na final. As duplas de tênis Mai Jianpeng e Qu Zimo venceram a final da categoria WH, superando a equipe sul-coreana de Kim Jung-jun e Lee Dong-seop.

A primeira vez que a China alcançou a primeira colocação foi em Atenas, em 2004, quando enviou 200 atletas e obteve 141 medalhas: 63 de ouro, 46 de prata e 32 de bronze, um avanço surpreendente em relação à disputa de Sidnei em 2000, com 73 medalhas.

No total, participaram das Paralimpíadas de Tóquio 4.500 atletas – 250 chineses.

*Os competidores paraolímpicos são classificados por categorias específicas de acordo com suas condições físicas.