O destaque mais notável desta missão é a reutilização da nave

A nave espacial reutilizável desenvolvida internamente da China fez seu voo inaugural com sucesso na sexta-feira (16), decolando e retornando em segurança à Terra, anunciou a agência de notícias Xinhua.

O sucesso do voo demonstra o progresso da China no desenvolvimento dos assim chamados ‘ônibus espaciais’ reutilizáveis, tecnologia somente dominada anteriormente pelos Estados Unidos – que aposentou sua nave em 2011 – e a União Soviética. Atualmente os EUA testam seu avião suborbital X-37B.

A espaçonave, que foi lançada do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na província de Gansu, no noroeste da China, pousou em um aeroporto na Região Autônoma da Mongólia Interior do Norte da China.

Ela serviu como uma demonstração de voo e verificação de projeto, anunciou em comunicado a estatal Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC).

O South China Morning Post, jornal de Hong Kong, publicou uma concepção artística da nave suborbital em desenvolvimento, reproduzida de publicação da CASC.

O desenvolvimento é uma integração avançada de tecnologias aeroespaciais e de aviação e “indica a transição da China de uma potência em viagens espaciais para uma superpotência”, relatou o China Space News, que é co-publicado pelo CASC e a Academia de Tecnologia Espacial da China.

O teste estabeleceu uma base sólida para a tecnologia de transporte espacial reutilizável da Terra, representando o primeiro passo do país para alcançar um desenvolvimento inovador e independente neste campo, disse o comunicado.

A Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional compartilhou a notícia em suas contas oficiais de mídia social, dizendo que a missão era um “projeto de pesquisa científica nacional original e líder”.

Song Zhongping, analista espacial e comentarista de TV, disse ao Global Times no domingo que as espaçonaves suborbitais, que são usadas para enviar cargas úteis a cerca de 100 quilômetros acima da superfície da Terra, podem servir a uma variedade de propósitos, como transportar satélites.

As espaçonaves suborbitais também podem ser transformadas em veículos para viagens espaciais, à medida que decolam verticalmente e pousam horizontalmente, observou Song.

“O destaque mais notável desta missão é a reutilização da nave, uma vez que verificou uma série de avanços em materiais e tecnologias que são necessários para o desenvolvimento de um portador capaz de retornar com segurança à Terra”, acrescentou.

As tecnologias necessárias para voos espaciais suborbitais reutilizáveis são ainda mais exigentes, já que a espaçonave experimenta tanto o ambiente no espaço quanto aquele sob a influência atmosférica da Terra.

A CASC anunciou seus planos de construir um sistema de transporte espacial reutilizável no ano passado, que será desenvolvido por etapas até 2045. “O projeto envolve a construção de uma série de espaçonaves que decolam e pousam como aviões normais, mas podem alcançar qualquer canto da Terra em uma hora voando pelo menos cinco vezes a velocidade do som em uma altitude suborbital. Uma rede desses aviões seria mais barata de operar do que foguetes convencionais porque são mais fáceis de manter e têm um tempo de preparação mais curto”, registrou o SCMP.

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