Sonda Chinesa pousada em Marte

A espaçonave chinesa Tianwen-1 realizou com sucesso o pouso do veículo-robô Zhurong na superfície de Marte na sexta-feira (14) – manhã deste sábado no horário da China –, segundo informação da agência de notícias Xinhua, o que coloca o país asiático como a segunda nação espacial, depois dos Estados Unidos, a realizar com sucesso esse feito. O pouso ocorreu em um local ao sul da Planície Utopia, “deixando uma pegada chinesa em Marte pela primeira vez”, completou a Xinhua.

A Tianwen-1 lançou o conjunto que consiste de um orbitador, um módulo de pouso e rover Zhurong. A missão da Tianwen -1 partiu do local de lançamento de espaçonaves Wenchang na costa da província insular de Hainan, no sul da China, em 23 de julho de 2020.

“O pouso da sonda Tianwen-1 em Marte é um passo importante na jornada de exploração interplanetária da China, realizando o salto do sistema Terra-Lua para outros planetas no sistema solar, e deixando a marca chinesa em Marte pela primeira vez, disse o presidente Xi Jinping ao saudar os responsáveis pelo programa espacial chinês e destacou que “isso é mais um marco importante no progresso da indústria espacial da China.”

Xi falou ainda da necessidade de organizar e implementar a exploração itinerante e científica em Marte com cuidado, aderir à autossuficiência no desenvolvimento da ciência e tecnologia e levar adiante grandes projetos espaciais, incluindo a exploração planetária.

A sonda espacial Tianwei-1, que está em órbita de Marte desde fevereiro, precisou baixar por volta de 1 h de sábado, até que por volta das 4 h houve a separação do módulo de pouso-veículo robô, que três horas depois deu início à entrada na atmosfera de Marte, momento em que teve de desacelerar de 20.000 km/h para zero, e tudo autonomamente, em razão do retardo nas comunicações decorrente do tempo que o sinal demora para alcançar o centro espacial na Terra.

A operação durou sete minutos e transformou a China no segundo país a tocar o solo marciano com sucesso, após os EUA. A União Soviética foi o primeiro país a conseguir pousar um equipamento em Marte, a Mars 3, em 1971, mas a comunicação foi perdida logo em seguida e definitivamente. Os EUA conseguiram esse feito só em 20 de julho de de 1976.

A Rússia saudou o sucesso alcançado pelo programa espacial da China com a realização do pouso da Missão da Tianwen-1.