Vacina Oxford/ Astrazeneca também será produzida na China

A empresa farmacêutica britânica AstraZeneca divulgou na quinta-feira (6), que acertou com a Shenzhen Kangtai Biological Products, da China, a produção de sua vacina contra a Covid-19, feita em parceria com a Universidade de Oxford (Reino Unido), no país asiático.

O acordo determina que a Shenzhen Kangtai, uma das maiores produtoras chinesas de vacinas, até o fim do ano colocará sua capacidade de produção anual em um patamar de 100 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.

A empresa chinesa assinalou em comunicado, que o acordo determina ainda a ampliação do volume de produção para 200 milhões até dezembro de 2021. O governo chinês declarou que trabalha para avançar no planejamento de imunização contra a Covid-19, e anunciou que fechou acordos similares com outras companhias como a alemã BioNTech e a americana Inovio Pharma.

Para a China, trata-se de mais um acordo para assegurar o acesso à vacina de Covid-19 desenvolvida por uma empresa estrangeira, enquanto outras potenciais candidatas do país também entram nos estágios finais de testes em seres humanos.

Antes dessa notícia, ao destacar a vacina de Oxford, Bolsonaro fez questão de dizer em live na quinta-feira, 30 de junho, que a inglesa “não é aquela outra, daquele país”, numa referência depreciativa à China.

A China é sede do laboratório Sinovac que tem contrato com o governo de São Paulo para a produção da vacina CoronaVac em parceria com o Instituto Butantan e já deu início aos testes.