Satélite chamado Guangmy é lançado de plataforma no norte da China por foguete Longa Marcha 6

China lançou nesta sexta-feira (5) o satélite denominado Guangmu Terra-Ciência que se dedicará a servir a ONU no monitoramento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

O satélite que é o primeiro do mundo com esta capacidade e finalidade foi colocado em órbita através do foguete Longa Marcha 6 da base de lançamento de Taiyuan ao norte da China.

O Guangmy Terra-Ciência foi desenvolvido pela Academia de Ciências da China e seu lançamento integra as comemorações pela restauração dos direitos legais da República Popular da China na ONU há 50 anos.

O satélite carrega em seu interior instrumentos da análise de consumo de energia, de acompanhamento das condições de habitats naturais, regiões costeiras e condições de territórios vizinhos a áreas de população densa e assim pode fornecer dados que indiquem se está havendo desenvolvimento com sustentabilidade.

O foguete lançador do satélite, produzido pela empresa estatal Aeroespaço Tecnologia e Ciência da China, realizou a sua quarta missão este ano. A inovação do Longa Marcha 6 é o combustível líquido não poluente (segundo informa o portal Global Times).