Média de injeções diárias na China fica entre 10 e 15 milhões

Dando continuidade ao programa de “Tolerância zero”, a China informou na quinta-feira (16) ter ultrapassado a vacinação contra Covid de 70% de sua população – o equivalente a mais de um bilhão de pessoas -, num passo fundamental contra a pandemia.

A taxa de injeções diárias na China atinge em média entre 10 e 15 milhões – e às vezes atinge o pico de 20 milhões – desde que o país começou a acelerar seu processo de vacinação em abril.

Duas das principais vacinas chinesas já foram autorizadas para uso em crianças a partir dos três anos de idade, embora o processo ainda não tenha sido totalmente implementado entre os menores de 12 anos.

O Ministério da Educação da China ressaltou que um dos pontos chaves para a vitória alcançada foi a vacinação completa de 91% dos estudantes entre 12 e 17 anos e de 95% dos alunos com mais de 18 anos, bem como de professores e dos trabalhadores em educação.

Primeiro país afetado pela pandemia de coronavírus, o país de 1,4 bilhão de habitantes foi também o primeiro a sair da crise na primavera de 2020, após a adoção de medidas radicais, especialmente com a aplicação de testes massivos e o fechamento praticamente total de suas fronteiras.

Desde então, foram feitos investimentos no desenvolvimento de várias vacinas de produção nacional, das quais já distribuiu um total de 2.160 bilhões de vacinas, informou o Ministério da Saúde.

CoronaVac

O porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, Mi Feng, explicou que a marca chinesa foi atingida quase dez meses após o país ter aprovado sua primeira vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela estatal Sinopharm. Outros seis imunizantes de farmacêuticas locais – entre elas a Coronavac, da Sinovac – estão sendo utilizados com êxito.

Vigilante e respondendo com agilidade, o país ainda conta com surtos esporádicos limitados, como nos últimos dias na província de Fujian (leste), com cerca de 50 casos por dia – causada pela variante delta, mais transmissível – mas que se encontram controlados. Medidas de monitoramento e programas de teste em massa foram implementados em cidades locais para detectar com mais rapidez a eventuais infecções e impedir que o vírus se espalhe para outras províncias.

Desde o início da pandemia o número oficial de mortos pela doença na China é de 4.636 pessoas, enquanto nos Estados Unidos ultrapassou os 470 mil, 3.415 apenas nesta quinta-feira.