A vacinação se acelera na China inclusive com veículos indo aos bairros com equipes de vacinação

Mais de 600 milhões de doses da vacina contra Covid-19 foram administradas até sexta-feira (28) no continente da China e, com uma velocidade cada vez maior, em apenas cinco dias elevaram o número de vacinados de 500 milhões para 600 milhões, segundo a Comissão Nacional de Saúde (NHC).

O ritmo das aplicações acelerou depois que alguns casos transmitidos localmente foram relatados em vários lugares da China desde 13 de maio. A política sanitária do país oriental age com rapidez quando são conhecidas novas infecções, mesmo sendo quantidades insignificantes.

A capacidade de produção de vacinas do país também está crescendo rapidamente, atendendo à demanda doméstica de mais de 20 milhões de doses por dia, disse a NHC.

Desde que o continente chinês administrou as primeiras 100 milhões de doses em 27 de março, o ritmo da maior campanha de vacinação do mundo tem sido acelerado constantemente. A conclusão da aplicação da segunda leva de 100 milhões de doses demorou apenas 25 dias, e a sexta centena de milhões levou apenas cinco dias, de acordo com dados divulgados pela Comissão.

Recentemente, veículos ambulantes de vacinação se dirigem até a frente das casas dos moradores, facilitando a vacinação dos residentes nos condados de Pequim.

Além disso, o veículo também oferece uma variedade de serviços para os idosos, como transferências especiais, acompanhantes pessoais, cadeiras de rodas, e cartões de vacinação para os mesmos.

O principal especialista em doenças respiratórias da China, Zhong Nanshan, disse na sexta-feira que a China atingirá 80 por cento de seus residentes até o final deste ano, informou o China News Service no sábado (29).

Ele instou os desenvolvedores chineses de vacinas a expandir ainda mais a capacidade de produção anual.

PESQUISAS DO BRICS

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas do BRICS – grupo de países composto por Rússia, Índia, China, Brasil e África do Sul – foi formalmente estabelecido nesta sexta-feira (28) durante a Semana de Ciência e Tecnologia de Pequim 2021.

O centro trabalhará também com outros países para monitorar mudanças da epidemia e mutações do vírus, promover pesquisa e industrialização da vacina e discutir estratégias de aplicação. Além disso, também financiará instituições relevantes para realizar pesquisas sobre a Covid-19 e convidará cientistas de destaque em todo o mundo para se juntarem à equipe.

O centro promoverá o fortalecimento dos testes de pesquisa e desenvolvimento, cooperação, autorização e reconhecimento mútuo de padrões em vacinas entre os cinco países do BRICS, além de realizar uma cooperação internacional mais ampla e profunda.