Envio solidário chinês com insumos contra Covid-19 chega a Cuba

O presidente Xi Jinping, em conversa telefônica com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, nesta segunda-feira (30), afirmou que a China está disposta a caminhar junto com Cuba na construção do socialismo e investir na busca do desenvolvimento comum, para ser exemplos na luta anti-COVID-19 e bons camaradas na coordenação estratégica.

O presidente chinês assinalou que seu governo sempre acreditou que cada país tem o direito de escolher seu próprio caminho e se opõe às sanções unilaterais ou interferências externas aplicadas pelos Estados Unidos que atingem hoje a Cuba. “A China apoia Cuba para continuar no caminho adequado para salvaguardar a sua soberania e segurança nacionais”, disse Xi, observando que seu país continuará fornecendo a ajuda de que Cuba precisa para combater a epidemia e melhorar a vida da população.

Destacando que sob a forte liderança do Partido Comunista, os cubanos salvaguardaram os frutos de sua revolução, Xi ponderou que a causa socialista nunca foi uma jornada tranquila e os comunistas sempre buscam o desenvolvimento e a melhoria da vida de toda a sociedade, e obtêm a vitória por meio da luta.

“As relações China-Cuba resistiram ao teste do tempo e tornaram-se um modelo de amizade e cooperação entre os países em desenvolvimento”, apontou, sublinhando que não importa como for a situação, o princípio da China de desenvolver amizade com Cuba e aprofundar a cooperação em vários campos não mudará. “A China está disposta a caminhar junto com Cuba na construção do socialismo e desenvolver boa parceiria na busca do desenvolvimento comum”, insistiu ele.

Xi também observou que a China está disposta a manter comunicações estreitas de alto nível, melhorar o intercâmbio sobre a governança do partido e do país, aprofundar a cooperação no controle da epidemia e impulsionar ainda mais os laços bilaterais.

E assinalou que os dois deveriam melhorar a coordenação em questões internacionais e, em conjunto, salvaguardar os interesses dos países em desenvolvimento.

Diaz-Canel, por sua vez, fez um relato sobre a atual situação doméstica em Cuba e agradeceu o apoio chinês de longo prazo, incluindo fornecimento de suprimentos médicos e outros produtos essenciais na batalha contra a Covid-19, que reflete uma irmandade entre os dois países.

Cuba começou a administrar vacinas Sinopharm da China junto com suas doses caseiras no domingo para acelerar o ritmo de vacinação, relatou o Havana Times.

O presidente cubano também expressou a oposição de Cuba à hegemonia, à política de poder e à politização e estigmatização da pandemia por parte do governo norte-americano e alguns de seus aliados.

Cuba está comprometida com a política de uma só China, se opõe a qualquer intervenção nos assuntos internos do país oriental e continuará apoiando Pequim em questões centrais dessa política, como Taiwan e Xinjiang, disse Diaz-Canel, expressando que os cubanos estão prontos para desempenhar um papel construtivo na melhoria das relações da China com os países latino-americanos.

O Ministro de Comércio Exterior de Cuba, Rodrigo Malmierca, agradeceu a nova doação enviada pelo Governo chinês à Ilha para apoiar a luta contra a Covid-19, que chegou a Havana no domingo (29).

Durante a recepção da aeronave, o ministro descreveu a carga como um verdadeiro gesto de solidariedade, amizade e cooperação que reforça a capacidade da ilha para enfrentar a pandemia.

Segundo a agência de notícias Prensa Latina, a doação de 22 toneladas de materiais inclui milhares de máscaras, roupas de proteção, luvas e óculos de proteção, testes de antígenos e outros itens necessários ao trabalho diário do pessoal médico envolvido no atendimento aos pacientes.

Durante a cerimônia de entrega, o Embaixador da China, Ma Hui, expressou sua confiança de que o povo cubano superará a atual emergência sanitária para restabelecer a ordem na economia e na vida cotidiana.