Soldados das Forças de Paz da ONU em atividade na África

A China vai doar 300 mil doses de vacinas contra Covid-19 às Forças de Paz da ONU. A informação foi passada ao secetário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, pelo representante permanente da China nas Nações Unidas, Zhang Jun.

A quantia cobre com sobras os cerca de 100 mil soldados em missões de paz. Os capacetes azuis que atuam na Áfica terão prioridade.

A Missão Permanente do chinesa na ONU destacou, na segunda-feira (15), em comunicado à imprensa, que este é mais um passo para tornar as vacinas do país um bem público global e uma demonstração do apoio firme e contínuo da China às Nações Unidas e ao multilateralismo.

Como um dos defensores da iniciativa “Ação para Manutenção da Paz” da ONU, a China atribui grande importância à segurança e proteção dos agentes da paz e apoia sua ampla vacinação contra a COVID-19 para que eles protejam sua saúde e para ajudá-los a desempenhar melhor suas funções. O governo chinês trabalhará em estreita colaboração com o Secretariado da ONU para disponibilizar as doses doadas para as Forças de Paz o quanto antes, esclareceu Zhang Jun.

A China defende a distribuição equitativa de imunizantes, especialmente a acessibilidade e disponibilidade nos países em desenvolvimento no momento em que a luta contra a COVID-19 é a tarefa mais urgente que o mundo enfrenta e as vacinas são a arma mais poderosa para vencer a batalha.

O comunicado ressaltou que o país continuará a trabalhar em solidariedade com os países de todo o mundo e a fazer esforços incessantes para obter a vitória na luta global contra a pandemia.

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, já havia anunciado a disposição de doar doses para a ONU em uma reunião do Conselho de Segurança sobre as vacinas contra a Covid-19, em fevereiro.

As atividades de construção da paz das Nações Unidas destinam-se a ajudar os países que emergem de conflitos, reduzindo o risco de recaída e contribuindo com a construção das bases para a paz e o desenvolvimento sustentáveis.

Na África, as tropas de paz da ONU servem na República Centro-Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Libéria, Mali, Sudão do Sul, Sudão, Darfur (em atividade conjunta com a União Africana), em Abyei e no Saara Ocidental.