Prédios residenciais construídos com investimento público em Shenzhen

A China construiu o maior sistema de garantia habitacional do mundo e continuará coibindo a especulação imobiliária, afirmou o ministro da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, Wang Menghui. A China permanece fiel ao princípio de que uma “casa é para se viver, não para especular”, acrescentou.

Segundo o ministro, a taxa de urbanização da China alcançou quase 64% em 2019, com a área residencial per capita urbana atingindo 39,8 metros quadrados e, na área rural, 48,9 metros quadrados.

A China “resolveu historicamente” o problema de segurança habitacional para as pessoas pobres nas áreas rurais, enfatizou Wang.

Desde a implantação em grande escala do projeto de habitação a preços acessíveis em 2008, o país construiu mais de 78 milhões de unidades de moradia, e mais de 22 milhões de pessoas receberam subsídios habitacionais, de acordo com o Ministério.

A partir de agora, com a reforma das cidades, a China tomará medidas para evitar a demolição em grande escala de prédios, a menos que esses prédios sejam ilegais ou designados como perigosos por agências de monitoramento, disse Huang Yan, vice-ministro de habitação e desenvolvimento urbano-rural.