Líderes políticos e sociais latino-americanos e de diversos outros países saudaram a vitória de Gabriel Boric que, por mais de 11 pontos percentuais, derrotou o fascista José Antonio Kast no segundo turno da eleição presidencial realizada no Chile, neste domingo (19/12).

Um dos primeiros a fazê-lo foi o presidente argentino Alberto Fernández que publicou uma mensagem, ainda na noite de domingo (19), dizendo: “Felicitações Gabriel Boric por ter sido eleito presidente do querido povo do Chile. Devemos assumir o compromisso de fortalecer os laços de irmandade que unem os nossos países e de trabalhar unidos com a região para dar um fim à desigualdade na América Latina”.

O presidente do Peru, Pedro Castillo, manifestou no Twitter que a vitória de Boric foi “a do povo chileno”, acrescentando que o triunfo foi compartilhado pelos “povos latino-americanos” que desejam “viver com liberdade, paz, justiça e dignidade”.

Já Miguel Dias-Canel, presidente de Cuba expressou: “Cordiais parabéns a Gabriel Boric por sua eleição como Presidente do Chile em uma vitória histórica. Confirmamos nossa vontade de expandir as relações bilaterais e a cooperação entre nossos dois países.”

“Ótimas notícias boas do Chile!!!”, escreveu por sua vez, também no Twitter, o ministro do Exterior do México, Marcelo Ebrard.

O presidente boliviano, Luis Arce, se juntou à lista de líderes que expressaram sua satisfação com a eleição de Boric, garantindo que ela “fortalece a democracia latino-americana”.

Também saudaram o novo presidente chileno. Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, que desejou a Boric “sucesso, para o bem do povo chileno”.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, enviou uma “saudação fraterna ao povo chileno, que hoje elegeu seu novo presidente Gabriel Boric”.

O presidente colombiano, Iván Duque, por sua vez, expressou seu interesse “em continuar trabalhando conjuntamente para fortalecer a relação bilateral histórica e fraterna que nos une”, ao felicitar Boric. “Somos países irmãos”, lembrou ele em sua conta no Twitter.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo, também enviou felicitações. “Nossos Parabéns a Gabriel Boric por sua eleição como presidente do Chile, e ao nosso povo irmão chileno por esta jornada democrática. Trabalharemos para continuar fortalecendo as relações entre nossos países”, disse.

Nicolás Maduro, da Venezuela, escreveu no Twitter: “Saúdo o povo de Salvador Allende e Víctor Jara por sua contundente vitória sobre o fascismo”.

Saudações desde o Brasil

“Não apenas nós, sul-americanos, mas todos democratas do mundo temos muito o que festejar com a vitória de Gabriel Boric no Chile, que afugentou o perigo de mais uma mancha da extrema-direita no mapa da democracia mundial”, afirmou Ciro Gomes do Partido Democrático Trabalhista (PDT),

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu no Twitter: ”Parabenizo o companheiro Gabriel Boric por sua eleição para presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos”.

A conquista foi celebrada pela presidenta do PCdoB, Luciana Santos e também pelo vice-presidente e secretário de Política e Relações Internacionais da legenda, Walter Sorrentino.

“O Chile escolheu um novo caminho. Elegeu o jovem Gabriel Boric, ex-líder estudantil, de esquerda. Viva o povo chileno! Que sejam tempos de progresso e esperança. E que seja prenúncio de novos tempos também no nosso país”, frisou Luciana.

Walter Sorrentino afirmou que “o povo chileno, politizado e mobilizado conquistou a Constituinte, agora leva à presidência uma nova geração que se alimentou da valentia, coerência e determinação de Salvador Allende”, e completou com um “Viva Chile! Viva Boric e a luta dos comunistas chilenos que deram imensa contribuição pela unidade da coalizão vitoriosa”.

Celso Amorim, ex-chanceler brasileiro nos governos Lula e Dilma, celebrou a eleição de Gabriel Boric para presidente do Chile. “Para a minha geração, que presenciou o golpe no Brasil e colocou suas esperanças em Salvador Allende, é emocionante ver um jovem progressista chegar ao poder e também barrar o avanço da extrema direita”, afirmou.

Europa

O Alto Representante da União Européia para a Política Externa, Josep Borrell, parabenizou Gabriel Boric por sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais e sublinhou a importância de “fortalecer” as relações entre o Governo chileno e os 27países membros da UE.

Além disso, o chefe da diplomacia europeia afirmou que ambas as instituições são “parceiras” e que “juntas” serão “mais fortes”.

O premiê da Espanha, Pedro Sánchez, enviou suas felicitações a Boric. “O povo chileno avança com esperança em direção a um futuro mais justo, feminista e ambientalista”, escreveu o socialista espanhol.

Jean-Luc Mélenchon, que foi candidato à presidência da França, destacou no Twitter que “no Chile a extrema direita sai derrotada”.

Artistas internacionais

O agora presidente eleito havia recebido durante a campanha eleitoral o apoio de personalidades internacionais da cultura, incluindo músicos como Roger Waters e Sting.

Boric já havia exibido vídeos de personalidades internacionais em suas redes. Joan Manuel Serrat, Viggo Mortensen, Danny Glover e Pedro Pascal expressaram seu apoio.

De Hollywood, o destacado ator Danny Glover, gravou um vídeo dias antes da vitória de Boric: “Estou preocupado com o que está acontecendo em seu país, onde um homem chamado Kast, um admirador do general Pinochet, quer se tornar presidente”, diz ele à câmera, enquanto afirma que “Boric está lá para parar Kast e sua mensagem odiosa”.

Joan Manuel Serrat, desde Barcelona, Espanha, convocou a votar em Boric. “Se eu pudesse, se me deixassem, se eu fosse chileno, acordaria cedo no dia 19 e iria votar feliz em Gabriel Boric. Pense que o futuro está em jogo e em suas mãos. Viva o Chile”, disse o cantor e compositor muito conhecido no Chile, que foi proibido durante a ditadura de Augusto Pinochet.

E após conhecer o resultado das eleições deste domingo, mais artistas parabenizaram Gabriel Boric.

O guitarrista do Rage Against The Machine, Tom Morello, postou em suas redes junto com uma imagem de Gabriel Boric: “Ganhamos !! Kast, o fascista amante de Pinochet levou [derrota eleitoral], Enorme.”

O ator mexicano Gael García Bernal, protagonista do filme sobre o jovem Che, “Diários de Motocicleta”, cumprimentou Boric “por sua vitória no segundo turno presidencial. Parabéns a todos os chilenos”.