Chile já tem 87% da população alvo imunizada

O Chile se tornou o primeiro país da América do Sul a iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 6 e 12 anos, na segunda-feira (13). A agência reguladora de medicamentos do Chile aprovou no início do mês o uso da Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, para uso em crianças com mais de 6 anos. A medida amplia o público incluído na campanha de vacinação do país.

O país vacinou mais de 3.000 crianças portadores de doenças crônicas no primeiro dia desta campanha, e nas próximas semanas o ciclo será estendido às escolas, informou na terça-feira (14) o ministro da Saúde, Enrique Paris.

Ele afirmou que o Chile não é o primeiro país a vacinar crianças no mundo, pois na China mais de 40 milhões de menores já se imunizaram na região e Cuba iniciou essa vacinação há duas semanas.

Até agora, foram aplicadas 1,6 milhão de doses em menores de 18 anos no Chile, disse. Cerca de 600.000 já receberam a segunda dose e a meta são três milhões.

“No Chile, em geral, a tradição dos programas de vacinação nos indica que as crianças se vacinam muito mais do que os adultos”, expressou Paris, destacando que são esperados os resultados de novos estudos para autorizar a vacinação de menores de 6 anos.

A vacinação contra a Covid-19 começou em 3 de fevereiro no Chile e avançou rapidamente. 87% da população-alvo – 15 dos 19 milhões de habitantes -, já estão completamente imunizados.

A subsecretária de Saúde Pública do Chile, Paula Daza, respondeu aos que questionaram a necessidade de imunizar os menores, assinalando que “não é verdade que os menores não sofrem com a doença. As crianças também podem adoecer (de Covid). 12% dos casos que tivemos no país até metade do ano foram em menores de 18 anos”.

A decisão chega em um momento em que vários outros países com campanha de vacinação avançada começam a enfrentar um aumento de casos com crianças, especialmente com a variante Delta, como os Estados Unidos.

O Chile testemunhou uma queda considerável de infecções nas últimas semanas, e registrou somente 435 casos novos na última segunda-feira. O país acumula um total de 1,6 milhão de casos confirmados e pouco mais de 37 mil mortes de Covid-19.

Um estudo conduzido por cientistas do laboratório Sinovac, na China, publicado na terça-feira (29/08), já afirmou que a vacina contra a Covid-19 Coronavac é segura e eficaz em crianças e adolescentes. Segundo artigo divulgado na revista científica The Lancet, após duas doses da Coronavac aplicadas em um intervalo de 28 dias, mais de 96% do grupo testado (552 crianças e adolescentes saudáveis de 3 a 17 anos) produziu anticorpos contra o Sars-CoV-2.

O ensaio clínico foi do tipo randomizado (determinação de quem recebe a vacina ou o placebo é de forma aleatória), duplo-cego (tanto os voluntários quanto os pesquisadores não sabem quem recebeu qual substância) e controlado (foram testadas duas quantidades por dose: 1,5 µg ou 3 µg).

Semelhante aos achados de outras vacinas, de que o aumento da idade está associado a respostas imunológicas reduzidas, os autores observaram que as respostas imunológicas entre crianças e adolescentes foram maiores que em adultos de 18 a 59 anos e idosos com 60 anos ou mais. Porém, nenhuma diferença significativa na resposta imune foi detectada em uma análise por grupo de idade.

Na maioria dos casos, as reações adversas foram ligeiras ou moderadas, sendo a dor no local da injeção o sintoma mais comum. Apenas uma reação adversa grave foi relatada no grupo de controle – um caso de pneumonia; no entanto, não estava relacionado à vacinação.