Os recentes e expressivos reajustes dos preços da gasolina e do gás de cozinha serão questionados em audiência na manhã desta quinta-feira (07), na Câmara dos Deputados, na Comissão de Legislação Participativa, contando com a presença de representantes da Petrobras, da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis e do Ministério de Minas e Energia.

“Durante o governo Temer, o gás de cozinha teve seu preço reajustado em quase 10 vezes a inflação do período, prejudicando principalmente os consumidores de menor poder de compra, mas também toda a cadeia econômica que se baseia na alimentação e que inclui dezenas de milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil”, destaca o deputado federal cearense Chico Lopes (PCdoB), integrante da Comissão de Legislação Participativa (CLP), da Câmara dos Deputados.

“O aumento da gasolina também tem enorme impacto em todos os produtos e serviços, provocando inflação, dificultando a geração de emprego e renda e penalizando a todos. A classe média sente no bolso de forma mais direta, ao abastecer o carro, mas os mais pobres também são prejudicados pelos aumentos de preços de outros produtos, em virtude do reajuste da gasolina”, acrescenta o parlamentar.

A audiência contará, entre outros, com a participação de Flávio Tojal, gerente de Marketing da Diretoria Executiva de Refino de Gás Natural da Petrobras; Gustavo Scalcon, gerente de Preços da Diretoria Executiva de Refino de Gás Natural da Petrobras. Também são esperados representantes de entidades de defesa do consumidor.

PIBID também será tema de audiência nesta quinta (07)

Outra audiência pública na Comissão de Legislação Participativa, nesta quinta-feira, discute a situação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, que vem sofrendo cortes de bolsas, ao longo do atual governo. A audiência foi requerida pelo deputado Chico Lopes.

“As bolsas do PIBID são essenciais tanto para os futuros professores quanto para os estudantes. O corte de recursos para a educação infelizmente se tornou uma marca registrada deste governo. Defender o PIBID é defender a educação para todos”, destaca o deputado Chico Lopes, que vem atuando na articulação de uma frente parlamentar específica para a defesa do PIBID.

A audiência contará com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com Nilson de Souza Cardoso, presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores do PIBID, e com o secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além de representantes dos estudantes.

Fonte: Ascom do deputado federal Chico Lopes