A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), para quem a população espera do Congresso Nacional uma resposta concreta contra Temer, tanto pela apuração das denúncias graves, como a de mesada de R$ 500 mil levados pelo “homem da mala”, quanto pelo crime de extermínio dos direitos sociais, como as leis trabalhistas, os investimentos públicos em saúde e educação (congelados por 20 anos), o fim da proteção legal contra a terceirização para todas as atividades, o desvio dos recursos do pré-sal para empresas estrangeiras, entre outras medidas extremamente impopulares tomadas pelo atual governo.

“Sabemos o quanto vai ser difícil essa votação de quarta-feira (2), uma verdadeira batalha, porque, apesar de ter apenas 3% de aceitação popular, de enfrentar tantas denúncias e de ser rejeitado por ser o exterminador de direitos, acabando com o presente e o futuro do povo brasileiro, Temer se orgulha de ainda ter apoio de muitos deputados”, aponta Chico Lopes.

“A que custo ele mantém esse apoio todo, mesmo com tantos fatores contrários?”, questiona o deputado cearense, ressaltando que a sociedade espera uma resposta e que é grande o apelo popular, nas ruas e nas redes sociais, para que a Câmara dos Deputados não fuja do seu papel.

Fora Temer, Diretas Já

“O povo espera que os deputados votem a favor da autorização para investigação. É apenas isso que será votado nesta quarta-feira (2): autorização para investigar. Com isso Temer fica afastado e vai ter o tempo que precisa para responder as denúncias, que são muito graves”, destaca Chico Lopes, defendendo eleições diretas, com aprovação de emenda à Constituição, como caminho para a retomada da credibilidade do governo e de um projeto popular para o País.

“Ele, como conspirador, louco para tomar o poder, mesmo com enorme deslealdade, disse que a presidenta Dilma não tinha condições de continuar governando quando ela chegou a 12% de apoio popular nas pesquisas. Como é que ele com rejeição recorde e só 3% de apoio, com tantas denúncias, com tanta traição ao povo brasileiro exterminando direitos, tem condições de seguir na presidência?”, questiona o deputado cearense.

“A população vai estar atenta ao voto de cada deputado e vai cobrar seus representantes. Com certeza as pessoas vão pressionar, nessa reta final, para que os deputados votem contra Temer e a favor da investigação”, complementa Chico Lopes.