“A gente está carente de rua. De rua, de luta e de direitos. A nossa candidatura é na rua, é na luta, é com o povo, firme na defesa dos direitos, pro povo voltar a ser feliz”. Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) falou às centenas de pessoas que se reuniram na Avenida da Universidade, em Fortaleza, na noite da última quinta-feira (23), na inauguração do Comitê 6565.

A inauguração, com o bom-humor e o entusiasmo do candidato que “é gente como a gente”, foi literalmente na avenida, em frente ao número 1814. O povo na rua com o Chico do povo.

Foi mais um momento importante na arrancada pela reeleição do deputado federal que denunciou a hipocrisia dos golpistas no Congresso Nacional, ironizando os “bons pais e bons maridos” que votaram pela saída de Dilma para retirar direitos dos brasileiros. Não por acaso, uma das palavras de ordem de sua campanha é “Chico Lopes: coragem de falar o que o povo quer dizer”.

Essa sensibilidade para perceber e entender os problemas e dores do povo sempre marcou a trajetória de Chico Lopes, desde a infância como vendedor de jornais, de açúcar, “menino de mandados” em casa de família, até a juventude marcada pela firmeza no caminho da educação para uma vida melhor. Chico Lopes servidor público, liderança da categoria, que se tornou professor e deu aula “a meia Fortaleza”.

Chico Lopes que entrou no PCdoB em 1968, foi perseguido, preso e torturado pela mesma ditadura que o atual candidato a governador do Ceará pelo PSDB, um general importado do Rio de Janeiro diante da total falta de quadros entre os tucanos locais, disse que simplesmente “nunca existiu”.

Chico Lopes que lutou pela redemocratização e foi eleito três vezes vereador de Fortaleza, duas vezes deputado estadual e busca seu quarto mandato de deputado federal. Sempre do lado certo: do povo, dos trabalhadores e das trabalhadoras, da construção de uma nova sociedade.

“Lula e Chico Lopes: esperanças do povo”

“Lula é a esperança do povo brasileiro e Chico Lopes, a esperança do povo do Ceará”, resumiu o operário Josenias Gomes, vereador de Fortaleza, uma das várias lideranças do PCdoB-CE que prestigiaram a inauguração do comitê, marcada por muita festa e confiança expressada por sindicalistas, lutadores do movimento sindical, comunitário, estudantil, cultural, de juventude, de indígenas, da periferia e de mulheres. Além de lideranças de diversos bairros de Fortaleza e vários municípios do Ceará.

“Vim aqui hoje lhe agradecer, Chico Lopes, por você ter votado contra a reforma trabalhista, contra a entrega do pré-sal, contra o congelamento de recursos pra educação e saúde por 20 anos”, destacou o deputado estadual Carlos Felipe, do PCdoB, candidato à reeleição. Colega de bancada da deputada Augusta Brito, também candidata, que destacou “a alegria de lutar ao lado de Chico Lopes e de aprender muito com ele sobre o povo”.

Vereador de Fortaleza e candidato a deputado estadual, Evaldo Lima ressaltou conquistas de Chico Lopes para os trabalhadores e o País, como a lei do material escolar e a lei do 1/3 da jornada extrassala para os professores. “Não podemos abrir mão de ter Chico Lopes na Câmara dos Deputados”.

Sambando na cara dos golpistas

Animados pelo “jingle” da campanha 6565 e pelo clipe com um bonequinho do Chico Lopes “sambando na cara dos golpistas”, os participantes da inauguração do Comitê 6565 ressaltaram a disposição de lutar todos os dias, “dormindo tarde e acordando cedo”, para reeleger Chico Lopes.

“Temos a obrigação de ajudar o Ceará e o Brasil a continuar tendo Chico Lopes como seu representante”, asseverou a candidata a deputada estadual Ana Angélica. Mesmo tom da também candidata Raquel Andrade: “As pessoas reconhecem e elogiam quando falo que sou do PCdoB, o partido do Chico Lopes”.

Na rua de mãos dadas com o povo

“Quero parabenizar a ideia de fazer na rua a inauguração do comitê. Porque Chico Lopes é assim. É da rua. É do povo. Essa é a identidade do Chico Lopes, uma pessoa do povo, gente como a gente”, destacou Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, que falou em nome do Comitê Estadual do PCdoB.

“Nós vamos pra rua e não vamos recuar. É Lula e Manuela e Chico Lopes contra os golpistas”, conclamou Preto Zezé, rapper, ex-presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA) e também candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Assim como a estudante Germana Amaral, o corretor de imóveis Robertão, o caminhoneiro Tavares, o ex-deputado estadual Lula Morais e Sônia dos Índios, militante do movimento de luta pela causa indígena.

Agradecimento e disposição para a luta

Chico Lopes agradeceu pela presença e pelo apoio de todos, ressaltando a importância de eleger uma grande bancada popular na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. “A palavra e a força de cada um de vocês faz a gente se sentir renovado. Vamos à luta!”.