Chico Lopes é presidente da frente em defesa da formação de educadores
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), lançada nesta quarta-feira (6), por deputados e senadores na Câmara dos Deputados.
De acordo com Chico Lopes, é preciso fazer com que o Ministério da Educação (MEC) volte atrás e entenda a importância da manutenção do programa.
“Nós estamos com dificuldade em todos os setores. Mas eles querem cortar gastos no programa que forma os professores. Temos que discutir com o ministro essa situação. Será que o orçamento da Educação deve ser reduzido? Não! Todo país que quer sair do atraso investe em educação. Nós queremos que esse governo entenda que educação é desenvolvimento, paz e segurança”, ressaltou.
Desde 2017, o governo de Michel Temer vem anunciando uma “restruturação” no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. No entanto, na prática, o que o governo vem tentando de fato é acabar com o programa que concede bolsas para estudantes de licenciatura estagiarem em escolas públicas do país.
“Não podemos perder essa conquista e acreditamos que esta Frente pode nos ajudar nessa luta. No final do ano, o MEC lançou um novo programa de formação com o intuito de acabar com o Pibid, mas graças à mobilização do setor conseguimos manter o programa. Ter mais esse espaço vai nos dar força para seguir”, disse o professor Nilson Cardoso, do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (ForPibid).
Entre as ações acordadas no lançamento da Frente Parlamentar estão reuniões com o ministro da Educação, Rossieli Soares, e com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves; avaliação dos editais da Capes; além de reuniões com representações de gestores escolares e dos sistemas de ensino. O grupo realizará ainda um seminário de avaliação do Pibid para debater o impacto social do programa, indicadores acadêmicos e dados de egressos.