O portal de notícias da secretaria nacional de relações internacionais do PCdoB, Resistência, comemorou nesta segunda-feira (16) a vitória “retumbante” das forças revolucionárias venezuelanas que obtiveram vitória em 17 dos 23 estados do país nas eleições regionais deste domingo(15).

Segundo o portal, a informação foi passada pelo primeiro boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), divulgado com 95,8% dos votos apurados e 61,14% de participação.

O chavismo ganhou também com os votos totais: 54% contra 46% da coalizão reacionária. As forças revolucionárias tiveram uma vitória estratégica também ao recuperar o estado de Miranda.

A coalizão dos partidos de oposição, denominada Mesa da Unidade Democrática (MUD), ficou com apenas cinco administrações.

Conselho Eleitoral anuncia resultadosA presidenta do CNE, Tibisay Lucena, indicou que no caso do estado Bolívar os resultados ainda estão indefinidos. Ela (foto ao lado) também destacou o nível de participação e civismo dos cidadãos de todo o país, assim como a coordenação entre os Poderes do Estado e o funcionamento do sistema eleitoral para o desenvolvimento deste processo.

Ao se referir em coletiva de imprensa à alta participação nas eleições do domingo, a presidenta do CNE qualificou os venezuelanos como “dignos representantes deste país que está exercendo nossa soberania como deve ser: em paz, em tranquilidade e democracia através do voto. A todos os eleitores, felicitações”, comemorou.

“O Chavismo triunfou, a Revolução vive”"O Chavismo triunfou, a Revolução vive"

Ao saber dos resultados, o presidente da República, Nicolás Maduro, destacou a vitória contundente da Revolução Bolivariana.

“O chavismo está vivo, está nas ruas e está triunfando. Esta é a verdade e aqui estamos de pé”, disse o mandatário. “O que esta pátria quer, com todo o seu amor, é construir-se em paz, com toda a sua independência”, disse em declarações ao canal Venezuelana de Televisão.