Chanceleres da Índia, S. Jaishankar e da China, Wang Yi, após reunião em Moscou | Foto: Xinhua/BaiXueqi

O chanceler chinês Wang Yi e o ministro das Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar, se reuniram em Moscou na última quinta-feira (10), e discutiram a situação nas áreas fronteiriças, além de questões bilaterais entre os países. A conversa aconteceu antes da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Shanghai, e aprovou medidas para ” na região.

A situação entre os países ficou tensa em junho, quando um confronto na região do lado ocidental do Himalaia, cuja fronteira ainda carece de demarcação, causou a morte de indianos e chineses, que se enfrentaram a socos, pedradas e paus com arame farpado. Outro confronto aconteceu no início desta semana.

Segundo Wang “é normal que a China e a Índia tenham diferenças sendo dois importantes países vizinhos. O importante é colocar essas diferenças em um contexto adequado em relação às relações bilaterais”. O chanceler chinês destacou que os países “não são rivais competitivos ou ameaça uma para o outro, mas parceiros de cooperação e oportunidades de desenvolvimento”. E que “sempre que a situação fica difícil, é ainda mais importante garantir a estabilidade da relação geral e preservar a confiança mútua”.

Em comunicado nesta sexta-feira (11), o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que “o imperativo é parar imediatamente as provocações, como disparos e outras ações perigosas que violam os compromissos assumidos pelos dois lados”. Segundo o comunicado é importante recuar todo o pessoal e equipamento, para que tropas fronteiriças possam se desengajar rapidamente para que a situação possa desescalar. A China se dispôs a manter contato com o lado indiano através de canais diplomáticos e militares

Por sua vez, Jaishankar observou que o lado indiano “não quer que as tensões aumentem nas áreas fronteiriças. A política da Índia em relação à China não mudou. O lado indiano acredita que a política da China em relação à Índia também não mudou”. Jaishankar disse que o lado indiano não considera que o desenvolvimento das relações Índia-China dependa da resolução da questão da fronteira.

“As relações Índia-China fizeram progressos constantes ao longo dos anos, e os líderes dos dois países se reuniram várias vezes e chegaram a uma série de importantes consensos sobre o desenvolvimento das relações bilaterais”, disse o chanceler indiano.

Os dois lados chegaram a um consenso de cinco pontos em relação à situação atual após a conversa.

Em 1962, os dois países chegaram a travar uma guerra nessa mesma região. Hoje, os países participam junto dos BRICS, da Organização do Tratado de Shangai e do RIC. Além disso, a China é o segundo maior parceiro comercial da Índia.

***