French Minister for Foreign Affairs Jean-Yves Le Drian speaks during a joint press conference with Irish Minister for Foreign Affairs Simon Coveney, at Farmleigh House and Estate in Dublin on May 20, 2021. (Photo by PAUL FAITH / AFP)

Para o ministro do Exterior da França, Jean-Yves Le Drian, ‘se os palestinos não obtiverem o seu Estado, o risco é que Israel se torne um regime de apartheid”.

Para Le Drian, os recentes confrontos entre judeus e árabes nas cidades mistas no interior de Israel, apontam nesta direção.

A declaração do chanceler francês veio após um encontro com o ministro do Exterior da Irlanda, Simon Coveney, em Dublin, no dia 20.

Apesar do termo apartheid com referência ao sistema discriminatório vigente em Israel já ter sido usado por diversos autores, líderes políticos e ativistas, é uma das primeiras vezes que um integrante do primeiro escalão de um governo francês faz uso desta terminologia com relação a Israel, comparando-o com o regime oficial e assumidamente segregacionista sul-africano com base no supremacismo branco que durou de 1948 a 1991.

A violência que explodiu em meio a mais um bombardeio israelense à Faixa de Gaza é inédita em termos da amplitude com que se espalhou atingindo Yafo, vizinha a Tel Aviv; as cidades de Lod e Ramle, no centro do país e Acre e Haifa ao norte, entre diversas outras onde foram registrados queima de imóveis, entre eles restaurantes e sinagogas, incêndio e depredação de carros e ônibus e até linchamentos.

Os choques aconteceram em meio ao bombardeio a Gaza e logo após a pancadaria exercida pela polícia de Jerusalém contra palestinos que se manifestavam na Esplanada das Mesquitas, quando foram atiradas bombas de percussão e gás lacrimogêneo no interior da mesquita Al Aqsa uma das mais sagradas de todo o Islã.

Le Drian enfatizou a questão das tensões que vieram à tona após anos de coexistência pacífica entre árabes e judeus em Israel em entrevista concedida ao jornal Le Figaro: “É a primeira vez e isso mostra como que qualquer alternativa à Solução dos Dois Estados traz os ingredientes de um apartheid de longa duração”.

“Aqueles que imaginavam que o conflito Israel-Palestina iria se extinguir gradualmente estavam errados. Isso mostra a urgência de se encontrar um processo político”, acrescentou na entrevista.

Ele expressou satisfação com declaração de apoio à retomada da busca de uma solução de paz entre israelenses e palestinos através da Solução dos Dois Estados por parte do presidente Joe Biden: “Temos que dar um passo de cada vez”.

“Se prevalece o status quo, com a lógica do Estado único [Israel], o risco de apartheid é alto”, insistiu Le Drian, que concluiu: “Estes 11 dias de bombardeio mostraram a necessidade de se reviver o processo da paz no Oriente Médio”.