As centrais sindicais brasileiras reafirmaram seu apoio à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, para apurar a responsabilidade do governo Jair Bolsonaro na pandemia. Na quinta-feira (8), o ministro Luis Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instale a CPI.

“Há responsabilidades do governo federal a serem apuradas com as quase 350 mil mortes que o país tragicamente acumula”, apontam, em nota, os presidentes da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB. Segundo as centrais, essa taxa de mortalidade “confere ao Brasil a vergonhosa denúncia internacional de péssima condução no enfrentamento da crise sanitária”.

Leia abaixo a íntegra da nota: 

CPI da Covid no Senado – URGENTE
Centrais Sindicais apoiam decisão do STF para a instalação da CPI

As Centrais Sindicais, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB defendem a imediata instalação da CPI da Covid para investigar as responsabilidades do governo do presidente Jair Bolsonaro na intencional ausência de coordenação nacional para o enfrentamento da pandemia, na orientação contrária à ciência e à saúde para o isolamento social, o uso de máscaras e a não aglomeração, a inexistente aplicação em massa de testes e procedimentos de tratamento dos infectados, no atraso na compra e produção de vacinas, na falta de equipamentos e medicamentos e nos outros inúmeros fatos que essa CPI certamente levantará.

Há responsabilidades do governo federal a serem apuradas com as quase 350 mil mortes que o país tragicamente acumula, situação que confere ao Brasil a vergonhosa denúncia internacional de péssima condução no enfrentamento da crise sanitária.

Manifestamos nossa solidariedade ao Supremo Tribunal Federal e ao Ministro Luís Roberto Barroso que determinou a instalação da CPI da Covid. Destacamos que as regras previstas na Constituição e os requisitos necessários foram cumpridos pelos Senadores que protocolaram o pedido.

Repudiamos os ataques que o STF e seus membros receberam por parte do Presidente da República, pois este vem, continuamente, demonstrando desprezo pelas instituições, pela democracia e pelas pessoas, evidenciando sua incapacidade para ocupar o cargo. As instituições do Estado Democrático de Direito devem ser protegidas e fortalecidas para que cumpram sua missão constitucional, garantir a liberdade, os direitos, o respeito e o bem estar todos os cidadãos.

Exigimos, com urgência, a implementação das medidas para estancar o contágio, as mortes, o colapso do sistema de saúde e todas as demais mazelas que essa tragédia sanitária promove. Por isso, apoiamos as medidas e esforços de governadores, prefeitos e gestores públicos para defender a vida, a renda, os empregos e a nossa democracia.

São Paulo, 10 de abril de 2021

  • Sérgio Nobre – Presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores
  • Miguel Torres – Presidente da Força Sindical
  • Ricardo Patah – Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)
  • Adilson Araújo – Presidente da CTB Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
  • José Reginaldo Inácio – Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores)
  • Antônio Neto – Presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)