As centrais sindicais publicaram nota conjunta em solidariedade à greve dos metalúrgicos da Renault que iniciou quarta-feira (22) após a empresa anunciar a demissão de 747 trabalhadores em São José dos Pinhais (PR).
As demissões foram anunciadas após a categoria rejeitar a proposta da empresa que previa plano de incentivo ao desligamento dos trabalhadores, porém sem nenhuma tentativa de continuar as negociações.
“Repudiamos esta forma intransigente de agir da atual direção da planta da Renault em São José dos Pinhais/PR, pois sabemos que a empresa tem recebido incentivos fiscais do governo do Estado do Paraná exatamente para gerar e manter empregos. “, diz a nota.
“Colocamo-nos à inteira disposição dos metalúrgicos, liderados pelo SMC nesta greve, inclusive com manifestações nas lojas revendedoras da Renault de todo o País para mostrar à sociedade a insensibilidade social da empresa, principalmente neste sério momento de pandemia, em que as perdas de emprego e de renda são ainda muito mais preocupantes e podem levar famílias inteiras a riscos sociais muito graves”, conclui a nota.
Assinam a nota a Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central do Servidor (Pública), Intersindical e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).