As centrais sindicais lançaram, na quinta-feira (23), uma convocação conjunta para as manifestações contra Bolsonaro, marcadas para o dia 2 de outubro. Os atos, que devem acontecer em várias capitais e municípios do país, estão sendo convocados por entidades sindicais, estudantis, partidos e lideranças políticas.

“A voz das ruas tem que ser ouvida, e nós seremos essas vozes no 2 de outubro e em todas as datas que vierem, até que Bolsonaro seja afastado para ser julgado pelos crimes que cometeu e comete diariamente contra os brasileiros, até que ele responda pelo genocídio que tirou as vidas de quase 600 mil pessoas na pandemia de Covid-19, pelo desemprego que atinge 100 milhões e pelo desalento que causa miséria e fome”, afirma a nota das centrais sindicais.

Na nota, as centrais Força Sindical, CTB, CUT, UGT, NCST, CSB, CSP-Conlutas, Intersindical e Pública, informam que os sindicatos e associações a elas filiados estão conclamando os trabalhadores, em todo o país, para protestarem nas ruas, nas praças, além de assembleias e panfletagens nos locais de trabalho e terminais de transporte público.

“Vamos ocupar as ruas em protesto contra o caos que representa, ao país, ter o mitômano Jair Bolsonaro na Presidência da República: desemprego recorde, fome, carestia, inflação, corrupção, retirada de direitos, desmonte dos serviços públicos e das estatais, ataques à democracia, à soberania e às liberdades, atropelo da ciência e desprezo à vida”, afirmam as centrais.

Segundo as entidades, “cada dia a mais que Bolsonaro acorda como presidente da República, o Brasil afunda, perde e se perde do mundo, mantendo-se como pária atado à espiral de crises (sanitária, política, econômica, institucional e diplomática) geradas pela incompetência e projeto pessoal de poder de Bolsonaro e da sua inepta equipe de governo”.

A nota lembra que, segundo todas as pesquisas, a maioria da população brasileira rejeita e desaprova Bolsonaro e conclama: “É urgente que o Congresso Nacional atenda o clamor popular e acate a abertura de processo de impeachment para que Bolsonaro seja afastado e seus crimes apurados e julgados. Já são mais de 130 pedidos engavetados na presidência da Câmara dos Deputados, enquanto o país afunda no lodo presidencial”.