No dia 1º de janeiro de 1912, nascia João Amazonas, um dos nomes mais importantes do PCdoB e do comunismo. Sua trajetória se confunde com a do partido e há poucos meses da comemoração do Centenário da mais antiga legenda do país, o Portal do PCdoB resgata um pouco da bela história de lutas, coragem, abnegação e amor pelo país de Amazonas, reproduzindo o documentário “Camarada João”, realizado pela Comissão Nacional de Comunicação logo após o falecimento do dirigente, em 27 de maio de 2002.

O documentário narra a vida de Amazonas antes da sua entrada no Partido, no Pará, em 1935, até o espargimento de suas cinzas na região onde lutaram os guerrilheiros do Araguaia e traz depoimentos de militantes do movimento social, do então candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do então recém-eleito presidente do PCdoB, Renato Rabelo, hoje presidente da Fundação Maurício Grabois.

Acompanhe.

Por Priscila Lobregatte