reg. 438-16 Vista interna do Prédio da FFLCH-Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. 2016/12/06 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), afirmou nesta quarta-feira (3) que um aluno foi diagnosticado com sarampo. Como a doença é altamente contagiosa, a recomendação é que todos os que passaram no prédio no último mês sejam vacinados.
“Um membro discente da FFLCH foi diagnosticado com sarampo esta semana. Por se tratar de uma doença infecciosa grave, extremamente contagiosa, o procedimento padrão é garantir a vacinação de todos os expostos ao vírus”, informou a FFLCH em seu site.
A vacinação será realizada nesta sexta-feira (5), das 10h às 13h, no saguão dos auditórios Milton Santos e Nicolau Sevcenko, localizado no Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História). A imunização é dirigida a alunos, docentes e funcionários da FFLCH.
A Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), confirmou também que um aluno contraiu sarampo e há outro com suspeita da doença, ainda em processo de investigação. A universidade já entrou em férias escolares, mas os casos teriam ocorrido ainda durante o período letivo.
CASOS
Até 15 de junho, 32 casos haviam sido confirmados em 2019 na cidade de São Paulo. O número agora passou para 78, representando aumento de 143% em menos de um mês. Desses casos, foram 70 autóctones e 8 importados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde ainda não divulgou os números atualizados de casos confirmados no estado. O último balanço realizado no dia 7 de junho apontava 51 casos. No ano inteiro de 2018 foram confirmados apenas 4 casos.
Em 2018, o Brasil viveu um surto da doença com mais de 10 mil casos, especialmente no Amazonas e em Roraima. Após a crise, o país perdeu o certificado de eliminação de sarampo concedido pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS) e não é mais considerado uma área livre da doença.
Em São Paulo, a cidade conta com uma campanha de vacinação contra o sarampo em andamento que vai até 12 de julho. O público-alvo são jovens entre 15 e 29 anos.