Após a testagem massiva emKashgar foram registrados 5 casos confirmados e 178 assintomáticos | Foto: AFP

Depois que uma moradora de 17 anos de Kashgar, no noroeste da China, teve resultado positivo para o vírus Covid-19 em um teste de ácido nucleico de rotina do condado, no sábado (25), os cerca de 4,7 milhões habitantes da cidade foram testados durante o domingo e a segunda-feira. Foram registrados 5 casos confirmados e 178 assintomáticos, informou a agência Xinhua.

Todos os casos encontrados estavam relacionados a uma fábrica onde trabalham os pais da garota, informou Gu Yingsu, vice-diretor da Comissão Regional de Saúde, em coletiva de imprensa.

A paciente foi colocada em quarentena para observação médica em um hospital em Kashgar, e chegou a desenvolver sintomas leves como febre e tosse, de acordo com a comissão.

Foi iniciada, no mesmo sábado, uma investigação epidemiológica que analisou todos os contatos próximos a estes novos casos e os em risco, e medidas de quarentena sanitária foram implementadas a eles, acrescentou Gu.

Esse foi o primeiro caso local detectado na China continental em 10 dias. E aplicando a política do país de tolerância zero com a pandemia, cerca de 14 mil profissionais de saúde, alguns locais e outros vindos de fora para ajudar na aplicação dos testes.

Embora a vida normal tenha sido retomada em grande parte da China, continuam ocorrendo pequenos casos de coronavírus e, nos locais onde isso acontece, as autoridades tratam com testes em massa imediatos.

No início de outubro, por exemplo, a cidade de Qingdao testou toda a sua população, de nove milhões de pessoas.

A testagem em massa ocorreu após a descoberta de uma dúzia de casos ligados a um hospital que trata de pacientes vindos do exterior e portadores de coronavírus.

Em maio, foram testados os 11 milhões de habitantes de Wuhan, a cidade onde o novo coronavírus foi identificado pela primeira vez.

O acontecido em Kashgar e nessas outras cidades mostra o motivo pelo qual não há casos de massiva transmissão local do vírus na China: um implacável esforço no rastreamento de possíveis casos, com isolamento daqueles sob suspeita.