Holthaus: "A negativa de apoio à Califórnia por parte de um presidente está além da vergonha" | Foto: Josh Edelson-AFP

“É uma atitude sádica e depravada” denunciou, em declaração, o Comitê de Segurança da Assembleia Legislativa da Califórnia diante da negativa de Trump em prestar a assistência requerida pelo governador do Estado, o democrata Gavin Newsom.

A Califórnia tem sido danificada por incêndios que têm destruído várias áreas de reservas particularmente no entorno de Los Angeles e nas proximidades de Santa Bárbara.

“Que um presidente no exercício do mandato – seja de que partido for – negue a seus cidadãos assistência no momento de sua maior necessidade, em meio a um literal inferno de fogo que corre para dentro de cidades dos Estados Unidos, é além da vergonha”, afirmou o meteorologista Eric Holthaus.

“É simplesmente inacreditável. Ele tem que cair fora”, acrescentou.

A negativa de Trump veio depois dele, por repetidas vezes, negar a gravidade dos incêndios incontrolados que assolaram a Califórnia nos recentes meses e tentar atribuir ao governo local a responsabilidade pelas chamas devido a um “mal manejo florestal”.

Segundo o jornal Los Angeles Times, a assistência pedida pelo governo local inclui apoio ao combate ao fogo e ajuda na recuperação das áreas devastadas através do Estado.

Em uma região no interior do Condado (município) de Madera, por exemplo, o fogo continua.

Na carta à Casa Branca, em que o governador Newson requisitou oficialmente a assistência federal, ele expressou que “quando mais demorar para que a Califórnia e suas comunidades se recuperem, tanto mais severo, devastador e irreversível será o impacto sobre a economia do Estado”.

De acordo com o governo californiano, pelo menos 1.000 residências foram destruídas pelo fogo. “A assistência federal é crítica para apoiar a recuperação física e econômica da Califórnia”, escreveu ainda Newson.

O deputado federal californiano, democrata Ted Lieu requisitou do Departamento de Segurança dos EUA uma investigação para determinar oficialmente se a negativa de Trump seria uma vindita à maioria opositora do Estado.