O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou um requerimento para que o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), seja convocado para depor na CPI da Covid-19 por ter participado de reuniões de negociação com a Pfizer.

O requerimento deve ser aprovado pelos membros da CPI. Carlos Bolsonaro também é conhecido como Carluxo pelos íntimos.

O depoimento do executivo da Pfizer, Carlos Murillo, confirmou que Carlos Bolsonaro e Filipe Martins, o assessor especial de Bolsonaro para assuntos internacionais, que foi flagrado fazendo um gesto racista dentro do Senado Federal, participaram de uma reunião com representantes da farmacêutica.

Eles foram levados para a reunião pelo ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten. O encontro aconteceu três meses depois que a Pfizer enviou uma proposta de venda de 70 milhões de doses de vacina.

Em suas redes sociais, Alessandro disse que apresentou “o requerimento de convocação de Carlos Bolsonaro e Felipe Martins, citados como participantes de reunião ‘paralela’ [ao Ministério da Saúde] sobre vacinas, bem como o pedido de quebra dos sigilos de Wajngarten. A investigação técnica exige estas medidas. Quem não deve não teme”.

Vieira disse ainda que “a fala do CEO da Pfizer fecha um ponto importante da apuração: o governo escolheu não comprar, no mínimo, 4,5 milhões de doses de vacina”.

“São milhares de mortes que poderiam ser evitadas. Nada justifica essa omissão, ainda mais quando se vê postura diferente em outras negociações”, continuou.