Carlim, Uilson e Dalva, no 14º Congresso do PCdoB, novembro de 2017, em Brasília.

Dalva nos deixa em um momento emblemático da nossa história política.

Por Carlin Moura*

A camarada combativa e guerreira que na ditadura chegou a estar a caminho do Araguaia para lutar na guerrilha, ao lado de seus companheiros e companheiras de partido, não chegou a tempo pois as forças da repressão assassinaram covardemente as lideranças da guerrilha.

Voltando a democracia, Dalva ajudou a reconstruir o PCdoB em Minas Gerais. Sua militância política sempre caminhou junto com sua enorme capacidade de fazer a gestão pública.

Participou da gestão durante os governos de Patrus e Célio de Castro. Posteriormente, ao lado de Pimentel, vivenciou os governos Lula e Dilma, numa época em que todos os compromissos com os estados e municípios eram rigorosamente cumpridos pelo governo federal! Os tucanos que estavam à frente do Governo Estadual aquela época, desperdiçaram a oportunidade histórica de edificar um grande estado. Preferiram gastar o dinheiro com obras faraônicas e palacetes.

Dalva foi grande gestora, tanto na agência metropolitana no governo Estadual, como na Regional Leste da Prefeitura de BH. Foi a sub-prefeita mais querida da Leste, sempre presente na vida do povo.

Hoje as coisas se inverteram e as dificuldades são grandes para quem faz política no campo progressista. Com Pimentel à frente do Governo de Minas, as forças de esquerda e progressistas têm que fazer malabarismo pra manter o funcionamento básico dos serviços essenciais do Estado, porque Temer/PSDB boicotam Minas, travam tudo, não repassam recursos, promovem a política do caos e da destruição.

A Dalva era muito querida por todos nós do PCdoB e todo mundo do PT e da esquerda. Ela na sua eternidade ficará feliz com a gente se inspirando na sua luta pra continuar erguendo bem altas as bandeiras do Lula Livre, da vitória das forças populares sobre as forças conservadoras no Estado de Minas Gerais e no Brasil.

Umas das coisas que Dalva mais gostava de fazer com a gente era discutir a grande política e os rumos do Brasil nas coisas mais simples do dia a dia, comendo um macarrão no bolao! Ou tomando uma cachaça com nossos companheiros e companheiras durante nossos jantares em SP durante as reuniões do comitê central! Ou ainda nas caminhadas lá no Alto Vera Cruz, onde Dalva sempre gostava de lembrar a bela música de Cartola que diz:

“Alvorada lá no morro
Que beleza
Ninguém chora
Não há tristeza
Ninguém sente dissabor
O sol colorindo é tão lindo
É tão lindo
E a natureza sorrindo
Tingindo, tingindo”.

Dalva! Sua ausência será transformada em presença e permanente luta, pra trazer a alvorada de volta e um Brasil Feliz de Novo!

Descanse em Paz Companheira Dalva Stela, Dalva Estrela!

Contagem, 06/09/2018.

 *Carlin Moura é ex-prefeito de Contagem (MG), candidato a deputado federal pelo PCdoB-MG. Advogado e jornalista.