Refinaria da empresa russa Gazprom

O governo do Canadá informou no domingo (10) que finalmente decidiu entregar à Alemanha uma turbina necessária para transportar gás da Rússia através do gasoduto Nord Stream 1. A turbina, instalada em um centro de fornecimento de gás da Gazprom na Rússia, e que fora retirada para reparos pela Siemmens alemã e levada para uma subsidiária no Canadá, havia sido retida por ordem do governo Trudeau, sob o pretexto das “sanções contra a Rússia” decretadas após a operação russa de desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.

A retenção ilegal das turbinas forçou a Gazprom a reduzir para 40% do fluxo normal diário o fornecimento do gás via Nord Stream 1, para evitar sobrecarga de outras turbinas e sua possível quebra, o que resultaria no agravamento do quadro do armazenamento de gás que antecede o inverno.

Em suma, mais um ‘tiro no pé’ atingindo os sancionadores, quando a intenção assumida é prejudicar a Rússia.

O governo canadense concederá “uma permissão temporária e revogável” à Siemens Canadá, disse o ministro de Recursos Naturais, Jonathan Wilkinson, no sábado. Ele admitiu que sem o suprimento de gás necessário, a economia alemã sofreria muito e os alemães podem não conseguir aquecer suas casas no inverno.

O vice-primeiro-ministro alemão e ministro da Economia, Robert Habeck, havia feito um apelo público dramático ao Canadá para liberação das turbinas do gasoduto Nord Stream 1 bloqueadas em Montreal.

“Precisamos de capacidades no Nord Stream 1 para preencher nosso armazenamento”, disse Habeck à Bloomberg.

“As capacidades de armazenamento preenchidas na Alemanha não são importantes apenas para o mercado alemão, mas também para o mercado europeu e para a segurança do abastecimento na Europa”, acrescentou. O pedido a Ottawa significa uma retificação do governo alemão, que antes dizia que não havia nenhum problema, era tudo má vontade de Moscou.

Foi Habeck, que para dar o exemplo sobre como lidar com a crise energética fabricada pelas sanções que seu governo endossou, anunciou que está tomando – agora é verão – banho “um pouco mais frio e mais curto”.

Também no domingo, um porta-voz alemão saudou a decisão “de nossos amigos e aliados canadenses”, e classificou o intercâmbio de Berlim com Ottawa de “bom e construtivo”. Na segunda-feira (11), começa a parada total para manutenção do Nord Stream 1 – o que é feito, anualmente, neste período de verão. Como reiterou a Gazprom, essa parada técnica de dez dias é para garantir “a operação eficaz, segura e confiável do gasoduto”.

A função da estação de compressão e bombeamento é aumentar a pressão do gás – comprimindo-o, para fornecer energia para que o gás se mova pelo gasoduto -, o que é feito em intervalos de 64 a 161 km ao longo do gasoduto. O compressor é acionado por um motor ou turbina alimentado por parte do gás natural sangrado do gasoduto. O volume do gás a ser movimentado e o diâmetro da tubulação determinam o tamanho da estação e número de compressores instalados.