O vereador Gustavo Petta (PCdoB)

O vereador do PCdoB, Gustavo Petta, protocolou nesta quarta-feira (28) indicação ao prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), para que seja adotado o ‘Passe Livre’ no transporte público municipal nas eleições que ocorrem neste domingo (2) e, caso haja segundo turno, no dia 30 de outubro.

O autor diz que a intenção é permitir que todos tenham direito de votar, o que pode ser impossibilitado neste momento de crise econômica.

“Com a crise econômica, muitas pessoas acabam não tendo o dinheiro para o transporte público para atividades além do trabalho e, apesar da seção eleitoral ser determinada pelo georreferenciamento, muitas pessoas mudaram seus endereços e não atualizaram junto à Justiça Eleitoral, fazendo com que tenham que utilizar do transporte no dia das eleições”, pontou Petta.

Uma das preocupações da campanha do ex-presidente, atual candidato à presidência, é alta abstenção de votos. Esse fator atinge grupos de eleitores nas quais Lula tem mais vantagem nas pesquisas, como aqueles com menor escolaridade e com menos renda. Esses grupos encontram mais dificuldade pois existe o custo de votar – o preço do deslocamento.

Diretores de institutos de pesquisas ouvidos pela BBC News Brasil ressalvam, contudo, “que não é possível prever o nível de abstenção nas eleições deste ano — apesar de ela não ter mudado consideravelmente se analisarmos as últimas eleições brasileiras.” No entanto, nas eleições de 2018, por exemplo, ela foi de 20,3%, o nível mais alto desde 1998, quando 21,5% do eleitorado não compareceu às urnas. Em 2010, de 18,1%. Em 2006, de 16,7%. E em 2002, quando Lula se tornou presidente pela primeira vez, de 17,7%.

No documento protocolado, Petta lembra que muitas pessoas têm que deslocar toda a família para a votação, encarecendo ainda mais o processo. O parlamentar destaca ainda que a prática do Passe Livre no dia da eleição já é adotada em muitas cidades, como Porto Alegre (RS), que há anos possui esse benefício – que foi revogado esse ano pela primeira vez, desde 1995, e que pode ser revertida pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) desde que seja “substituído por outra data”.

Segundo o vereador, “para que a festa da democracia seja realmente democrática precisamos garantir o acesso das pessoas aos locais de votação”.

Assista o pronunciamento do vereador Gustavo Petta sobre o assunto aqui.