Poucas horas antes do encerramento do prazo legal para a emissão e regularização dos títulos eleitorais para participar das eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) informam um aumento expressivo da procura de eleitores para se registrarem.

De acordo com o TSE, o sistema eletrônico e as sedes dos TREs nos municípios realizaram mais de um milhão de atendimentos a eleitores entre a segunda-feira (2) e 15h desta terça (3). Segundo o informe, foram 640 mil solicitações realizadas de forma virtual (Título Net) e 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais (RAEs) nos cartórios (sistema Elo), o que totaliza 1,167 milhão de atendimentos em apenas 36 horas.

O aumento do número de eleitores já é celebrado por lideranças estudantis, artistas e personalidades que se empenharam na campanha de conscientização para a emissão de títulos entre a juventude. Até janeiro deste ano, somente 746 mil jovens entre 15 e 17 anos (quando a votação ainda não é obrigatória) haviam se registrado. O número representava o menor já registrado nos últimos 20 anos, causando alerta da população.

A intensa mobilização de artistas como Anitta, Zeca Pagodinho, Juliette, Maisa e até mesmo os atores estadunidenses Mark Ruffalo, Mark Hamil e Leonardo Di Caprio  nas redes sociais, além das campanhas de conscientização nas escolas, lideradas pelo movimento estudantil, estão virando o jogo. Segundo o último balanço divulgado pelo TSE com dos dados de abril, mais de 1,7 milhão de jovens nessa faixa etária farão valer sua voz nas urnas eleitorais.

O número será ainda maior, já que os dados do TSE ainda não incluem os últimos quatros dias da campanha.

Para o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES-SP), Lucca Gidra, a campanha já é vitoriosa e “os estudantes, que ocupam as ruas contra Bolsonaro, irão se manifestar também nas urnas em outubro”.

A entidade secundarista lidera, desde o ano passado, a campanha “Todo Estudante com Título na Mão”, que passou a apoiar a emissão dos documentos eleitorais da de milhares de jovens nas escolas da capital paulista.  Tamanha a repercussão, que a Secretaria de Educação e o TER-SP realizaram o DIA D de emissão de títulos de jovens no final de abril.

“Os jovens são os que mais rejeitam Bolsonaro, justamente por ser uma das parcelas mais afetadas por sua crueldade. Em outubro, vamos barrar Bolsonaro nas urnas e acabar com esse governo corrupto e criminoso”, destacou Lucca Gidra.