O Comitê Estadual do PCdoB-RS realizou reunião ampliada neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, no auditório do Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual do RS (Afocefe), com a presença dos pré-candidatos do Partido e aprovou o início de uma grande mobilização de pré-campanha no estado: “Ocupa RS #Manu2018: 100 dias de mobilização militante”.

O Partido deverá organizar intensas atividades em todas as regiões do RS, com eventos e a criação de comitês locais da pré-candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da Repúblico. Além disso, o PCdoB vai alavancar a sua pré-campanha ao Piratini, com Abgail Pereira, e os lançamentos das pré-campanhas de deputados estaduais e federais.

“A reunião mostrou uma grande motivação por parte dos nossos pré-candidatos. Isso é muito importante porque estamos entrando em uma fase de expansão da nossa pré-candidatura Manu 2018. Vamos potencializar esse crescimento com uma intensa mobilização militante e de fortalecimento das nossas pré-campanhas no Rio Grande”, declarou o presidente estadual da sigla, Adalberto Frasson.

Crescimento de Manuela

Presente no encontro, o vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, fez análise de conjuntura aos presentes (foto principal). Ele também fez questão de destacar o acerto político do Partido com o lançamento da  pré-candidatura de Manuela à Presidência da República.

Referindo-se ao momento político do país, Sorrentino afirmou que é na adversidade que o PCdoB cresce e se firma, e que Manuela tem sido a porta voz de um projeto que pretende unir amplas forças democráticas e progressistas em defesa do Brasil, da democracia e da retomada do desenvolvimento. “O PCdoB está pensando no Brasil! É disso que estamos falando!”, sentenciou.

Impulsionar o financimento coletivo da pré-campanha #Manu2018, assim como estimular o cadastramento na plataforma ocupa.org.br, que foi lançada junto com o Manifesto da pré-candidatura como espaço de construção coletiva das propostas, também serão prioridade durante os 100 dias de mobilização.

Muita disposição

Um dos destaques do encontro foi a empolgação dos pré-candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, que estiveram em grande presença na reunião. Alguns deles, inclusive, são novos filiados, e foram festejados pelos presentes. Os pré-candidatos apresentaram resumo de suas propostas e metas de campanha.

Planejamento de campanha, estratégias de comunicação, orientação jurídica e de finanças foram temas de uma mesa especial no encerramento da reunião.

Veja a resolução aprovada:

MOBILIZAR O POVO, IMPULSIONAR A PRÉ-CAMPANHA DA MANUELA E DOS NOSSOS CANDIDATOS E CANDIDATAS

Neste 21 de abril, data significativa da luta pelo Brasil, pela Liberdade e pelos Direitos do Povo e diante da grave realidade vivida em nosso país, o PCdoB no RS, reúne sua direção e seus pré candidatos, para debater e organizar a luta contra os retrocessos e em defesa da Democracia, do Brasil e dos Direitos do Povo Brasileiro.

Participa ativamente da resistência, denunciando a implementação de um estado de exceção, onde a prisão política do ex-presidente Lula, é a sua ação mais impactante; alerta os brasileiros sobre a entrega escandalosa das nossas riquezas; e se insurge contra a retirada dos direitos do povo, conquistados com muita luta.

É este papel que tem cumprido de forma cada vez mais expressiva, a nossa pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’Ávila. Manuela tem defendido a necessidade de unir amplas forças para a retomada de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que garanta Soberania, Democracia e os Direitos do nosso Povo.

A pré-candidata do PCdoB Manuela D’Ávila se destaca no conturbado cenário político nacional. Vem empolgando setores crescentes do eleitorado. Mesmo com poucos meses de pré-campanha, já aparece de forma crescente nas pesquisas. Aqui em nosso estado, apesar do boicote da grande mídia, a pré-candidatura vem sendo muito bem recebida por amplos setores.

O projeto #Manu2018 seguirá se expandindo, crescentemente abraçada e impulsionada por todo o coletivo militante, interagindo e impulsionando o projeto eleitoral do Partido como um todo, e buscando apoios amplos.

Os membros do Comitê Estadual do RS, juntamente com os pré-candidatos e as pré-candidatas saem desta reunião com a tarefa de colocar num patamar mais elevado a pré-campanha de nossa Candidata à Presidência, convictos de que sua capacidade e justeza das propostas contribuirá decisivamente para tirar o país da crise.

No ambito do RS, o partido segue mobilizado através da pré-canditura de Abgail Pereira, tendo como perspectiva e necessidade a construção de uma frente ampla de oposição ao projeto de desmonte do Rio Grande promovido por Sartori. Abgail, tem tido papel relevante, ao levar adiante as propostas do PCdoB para o nosso Esuado superar a crise em sintonia com as transformações que o Brasil precisa, defendidas pela nossa pré-candidata Manuela.

Portanto, uma forte pré-campanha do PCdoB em nosso estado, com a pré-candidatura da Manuela a frente, dará um novo impulso à luta contra a destruição do país e do estado implementada pelas forças conservadoras. Esta pré-campanha impulsionará o Projeto Eleitoral do PCdoB no RS, fortalecendo nossas pré-candidaturas das chapas de deputados federais e estaduais, com o objetivo de garantir a retomada de cadeira na Câmara Federal e a ampliação de nossa Bancada na Assembleia Legislativa.

100 dias de mobilização militante: a pré-campanha da Manuela e do PCdoB

A pré-candidatura da Manuela D’Ávila à Presidência da República, é o carro-chefe da construção do projeto eleitoral do PCdoB no RS. Interage e impulsiona o conjunto do projeto contribuindo para difundir as posições do PCdoB sobre os rumos do Brasil. Fortalece o conjunto de nossas pré-candidaturas para Deputado Federal e Estadual, em torno da luta por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, e de propostas programáticas específicas para superar a crise Nacional e do nosso estado.

Nesse período da pré-campanha que nos separa das Convenções Eleitorais, é necessário que os Comitês Municipais e Bases do Partido desenvolvam a campanha “100 dias de mobilização militante”, com o objetivo de envolver e colocar em ação um conjunto cada vez maior de lutadoras e lutadores – filiados, amigos e simpatizantes do Partido e de nossas candidaturas – dispostas(os) a superar os desafios atuais e levar ao nosso povo as saídas que o PCdoB propõe. Para tanto, a Direção Estadual do PCdoB propõe:

Organizar Comitês de Campanha da Manuela em todas cidades

– A construção de Comitês de campanha deve ser uma iniciativa implementada imediatamente, com o objetivo de organizar a pré-campanha da Manuela nos Municípios em conjunto com os demais Pré-candidato(as) do PCdoB.

– A instalação do Comitê deve ser uma atividade ampla e pública, um ato político com os filiados, amigos e simpatizantes para lançar a Pré-Campanha da Manuela em conjunto com os Pré-candidatos Locais, convidando lideranças dos diversos setores da sociedade para apoiar a campanha e aderir a Carta-Compromisso. As nossas lideranças estaduais serão mobilizadas para estes eventos.

– Ao mesmo tempo é preciso organizar coordenações de campanha dos nossos candidatos, tendo um responsável pela Campanha da Manuela e das demais candidaturas no município.

– Pela repercussão e apoio que a candidatura da Manuela tem recebido temos condições de construir Comitês em todos os municípios do estado e eles serão também importantes pontos de apoio para as nossas candidaturas proporcionais. Por isso, nossos pré- candidatos poderão impulsionar suas candidaturas organizando Comitês da Manuela em suas bases de atuação.
Elaborar agendas das atividades da campanha dos “100 dias” – atividades de pré-campanha de todas as pré-candidaturas do PCdoB.

– Organizar atividades da campanha da Manuela e dos nossos pré-candidatos nas escolas, nos bairros, fábricas, praças, em debates, reuniões, etc., divulgando a Carta Compromisso programática da pré-candidatura de Manuela, que discute a saída para a crise brasileira e a necessidade de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

– Garantir material impresso da pré-campanha da Manuela conjuntamente as nossas pré- candidaturas divulgando nossas opiniões.

– Organizar atividades de lançamento das pré-candidaturas, nos municípios.

A identidade visual da campanha será a mesma em todo o Brasil, nos materiais digitais e impressos

– Para termos uma identidade visual da campanha dos “100 dias”, o Comitê Estadual em conjunto com o Comitê Central orientará sobre a formulação dos materiais digitais e impressos da pré-campanha. O Comitê Estadual auxiliará na elaboração das artes das pré-campanhas, garantindo a identidade visual e programática.

Organizar a Rede de apoiadores via WhatsApp

– Os grupos de WhatsApp são ferramentas de comunicação e engajamento para a Pré- campanha. Neste sentido, todos Comitês Municipais e pré-candidatos devem organizar grupos e destacar um quadro para administrar politicamente o funcionamento do grupo, em contato com a comunicação estadual.

Impulsionar o financiamento coletivo na pré-campanha eleitoral do PCdoB (www.manupelobrasil.org.br)

– Destacar um responsável em cada município e/ou candidatura afim de mapear e organizar os contatos de pessoas que possam contribuir financeiramente, com a pré- campanha de Manuela através da “vaquinha” virtual” – instrumento legal de contribuição neste período.

– Solicitar agora uma contribuição para a campanha da Manuela, é a materialização do envolvimento das pessoas e permitirá que num segundo momento se possa solicitar outras contribuições para a campanha das demais candidaturas do PCdoB.

Campanha para cadastrar simpatizantes, eleitores(as) e amigos(as) do Partido durante a campanha, cadastrando por meio da plataforma “Ocupa.org.br”.

– Muitas pessoas conscientes estão interessadas em participar ativamente da campanha e da luta para transformar o país. Engajá-las é um desafio nosso.

– A plataforma “Ocupa” (www.ocupa.org.br/manu) é um importante instrumento para isso e será o espaço de debate interativo das propostas programáticas da pré-campanha de Manuela e do PCdoB.

– É preciso ações variadas das Bases, dos Comitês Distritais e dos Comitês Municipais definindo metas de cadastramento por Cidade e Organização de Base.

Porto Alegre, 21 de abril de 2018
Comitê Estadual do PCdoB RS