Convocação da greve geral (foto: reprodução de vídeo)

As lideranças dos caminhoneiros divulgaram na noite deste domingo (15) um áudio na internet anunciando o inicio da greve. A hora marcada é 00h:00 de segunda-feira (16).
Eles orientam os integrantes da categoria a azeitarem a comunicação entre eles para o início organizado da greve. “O governo retirou tudo o que foi conquistado. Ele está fazendo a categoria de trouxa, mas está mexendo com a categoria errada. Dessa vez vamos para tudo”, diz a liderança dos caminhoneiros.
“Eles têm que respeitar os motoristas. Tudo o que eles comem, somos nós que fazemos”, acrescenta o áudio. “Vamos travar tudo. A gente confiou e ele traiu e sacaneou a categoria.
O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac), de Ijuí (RS), Carlos Alberto Litti Dahmer, já havia divulgado também um vídeo convocando a greve.
De acordo com o dirigente, a categoria reivindica uma resolução da Agência Nacional de Trânsito e Transporte (ANTT) que regulamente o piso mínimo nacional do frete através do Código Identificador de Transporte (CIOT) para todas as viagens, com multa de R$ 5 mil para quem não cumprir com as normas.
“O momento essencial de decisão é agora. Essa é uma decisão individual, mas também coletiva, pare e aconselhe seu amigo caminhoneiro autônomo a parar. Todos para a greve no dia 16. Juntos somos mais forte”, conclamou o líder caminhoneiro.
No decorrer do movimento nós atualizaremos as informações