Bolsonaro | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados derrubou, nesta quarta-feira (4), o veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até 2021. Foram 430 votos a favor, 33 contra e uma abstenção. A votação segue agora para o Senado, com sessão prevista para ocorrer ainda hoje.

Bolsonaro vetou em julho o dispositivo que prorroga a desoneração da folha de 17 setores que mais empregam no país, seis milhões de trabalhadores.

Durante quatro meses empresários e sindicalistas se manifestaram pela defesa da derrubada do veto, alertando que a manutenção do dispositivo iria contribuir para o aumento do já explosivo desemprego no país.

Ao mesmo tempo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a ameaçar o setor produtivo com mais imposto e afirmou que sem novo imposto não tinha desoneração.

A prorrogação por mais um ano foi proposta pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), em seu relatório da medida provisória que autorizou cortes de jornadas e salários frente à pandemia, com o objetivo de manter o emprego dos trabalhadores e dar fôlego às empresas frente à crise econômica agravada pela Covid-19 com a paralisação de suas atividades.

A manutenção do veto ameaça o emprego de pelo menos um milhão de trabalhadores, alertam empresários.